39 PROJETOS DE PROGRAMAÇÃO EM EQUIPAMENTOS RTCP IRÃO SER APOIADOS POR TODO O PAÍS

RTCP

Já são conhecidos os resultados finais do concurso de apoio à programação dos teatros e cineteatros da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP): 39 projetos irão receber apoio financeiro num valor global de 5.100.000 €, um contributo decisivo para assegurar uma gestão regular e contínua da oferta cultural dos equipamentos promotores destes projetos. Estes equipamentos encontram-se sediados em 18 das 25 NUTS III. Esta presença no país é ilustrativa da prossecução de uma política pública cultural, sustentada e de proximidade, assente na descentralização e desconcentração territoriais. Serão apoiadas as entidades gestoras de teatros e cineteatros de: Alcanena, Almada, Aveiro, Barcelos, Barreiro, Braga, Coimbra, Espinho, Estarreja, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, Ílhavo, Leiria, Loulé, Mafra, Monção, Ourém, Palmela, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Portalegre, Santa Maria da Feira, Seia, Setúbal, Sever do Vouga, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Vila Nova de Famalicão, Vila Real e Viseu.

As atividades financiadas ao abrigo deste programa de apoio inscrevem-se no domínio da programação, através da concretização de projetos de artes performativas e, complementarmente, de cruzamento disciplinar e de artes visuais. Podem também incluir programas de residências artísticas e ações estratégicas de mediação ou formação. No caso dos acolhimentos, será garantida a apresentação de, pelo menos, 15% de obras apoiadas pela DGARTES no âmbito de programa de apoio sustentado, no domínio da criação, e a realização de, no mínimo, 10% de coproduções originais, como forma de potenciar relações de sinergia e complementaridade entre entidades e equipas artísticas, visando uma revitalização do ecossistema cultural português.

Os projetos a apoiar terão acesso ao montante correspondente ao patamar de financiamento selecionado na candidatura, o que significa que estão criadas as condições para a concretização do plano de atividades proposto pelas entidades por um período de quatro anos (2022-2025). A plurianualidade deste instrumento financeiro, a que se soma o compromisso de a entidade assegurar financiamento em volume idêntico ao da DGARTES, vem conferir estabilidade, qualidade e consolidação da programação dos teatros e cineteatros que integram a RTCP.

Esta modalidade de apoio tem ciclos de abertura bienais, pelo que está previsto um novo concurso já em 2023. O apoio à programação da RTCP, a par da consolidação dos equipamentos credenciados, reveste-se de uma importância estratégica no plano do investimento do Estado no setor artístico com uma evidente repercussão na democratização do acesso às artes.

Pode consultar a decisão final no Balcão Artes.
 

______________________________________

INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA

 

 

 

A existência da #RTCP também é um convite: Conheça os Nossos Palcos.
SITE DA RTCP

_
#osnossospalcos #dgartes #rtcp

 

 

 

 


Data de publicação: 17-05-2022


 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: