FILIPE RAPOSO - ØBSIDIANA VOL.2 / Centro Cultural da Malaposta, 4 junho, Odivelas

Música
FILIPE RAPOSO - ØBSIDIANA VOL.2 / Centro Cultural da Malaposta, 4 junho, Odivelas

Fotografia: Filipe Ferreira

DESCRIÇÃO

Chama-se ØBSIDIANA, vol.2, e é o segundo capítulo da trilogia das cores, ensaio sonoro e visual lançado por Filipe Raposo em 2019, que parte da reflexão artística sobre a influência de 3 cores: vermelho, preto e o branco. Sistema ternário que representa, desde a Antiguidade Clássica, um papel simbólico.

Com “Øcre” o pianista e compositor abordou a variação de vermelho, encarnada num reportório de temas inéditos e reinterpretações de outras obras, “A um deus desconhecido”, baseada no coral BWV 245 de Bach, “Ó meu bem”, sobre uma melodia tradicional açoreana, e “Oblivion Soave”, de uma ópera de Monteverdi (“A Coroação de Popeia”), com interpretação da cantora Rita Maria.

Se numa primeira reflexão foram surgindo múltiplos significados associados à cor vermelha, relacionados com o poder, o amor ou a morte, neste segundo capítulo é celebrado o preto, historicamente ligado a conotações que vão desde a ausência da própria cor ao tom pobre. Do luxo sofisticado e elegante à dignidade e ao mistério.

“Em contos e fábulas a cor serve para distinguir personagens, funções sociais: o vermelho associado aos guerreiros, o preto associado ao trabalho e o branco ligado à função sacerdotal.

Perceber a cor – as cores – e o seu simbolismo, tem sido uma das questões fundamentais ao longo desta reflexão, transformada em inquietude. Neste ensaio sonoro a cor e a música estão intimamente ligadas naquilo que é, inevitavelmente, o meu universo simbólico-artístico “.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

4 junho de 2022

Sábado – 21H00

AUDITÓRIO | CENTRO CULTURAL DA MALAPOSTA.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Composição e Piano FILIPE RAPOSO


INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA

Bilhetes aqui

Preço: 12€ | DESCONTOS APLICÁVEIS

75 MIN


MAIS INFORMAÇÕES

www.malaposta.pt

Telefones: 219 320 940 ou 212 478 240

Email: ccmalaposta@gmail.com