IBERMUSICAS LANÇA NOVAS CONVOCATÓRIAS

música
candidaturas abertas > 15 jun a 1 out 2022

Estão abertas as linhas de apoio do Programa de Cooperação Ibero-Americana Ibermúsicas, com vista ao apoio a projetos que decorram em 2023.


No ano em que comemora os primeiros dez anos e com o objetivo de reafirmar o compromisso de dinamizar o espaço musical de toda a região Ibero-americana mediante políticas públicas de fomento e apoio à atividade profissional das e dos artistas musicais, incentivando a criação musical em todas as suas formas, sem distinções de estilos, géneros e tradições e promovendo a profissionalização, a acessibilidade e a inclusão das músicas ibero-americanas, o Programa Ibermúsicas anuncia a abertura das convocatórias 2022 para atividades a serem realizadas durante 2023.

Estas novas linhas de apoio são especialmente destinadas à circulação de todas e todos os agentes do setor musical pela Região Ibero-americana, tanto para a Circulação (internacionalização) como para a Programação internacional (convite). Em virtude do êxito obtido com as propostas inovadoras que foram recebidas, é relançada a linha de Apoio ao Setor Musical em Modalidade Virtual. São apresentadas novas edições de Concurso que promove a composição e a estreia de obras e de Concurso de Criação de Canção que nesta edição está destinado à co-criação entre cancionistas de dois países membros. Além disto, são ainda apresentadas novas ferramentas, tais como uma open call especialmente desenhada para a circulação nos EUA, uma linha de ação dedicada a processos de Especialização e Aperfeiçoamento artístico e técnico, um concurso especial que propõe o Brasil destinado ao reconhecimento das iniciativas dedicadas à difusão das músicas brasileiras na região ibero-americana e outro concurso especial que promove o Paraguai acompanhando sua postulação da Guarânia ante a UNESCO como património imaterial da humanidade.

Todas as informações sobre cada umas destas convocatórias podem ser consultadas neste link http://ibermusicas.org/index.php/convocatorias/.

_
Portugal aderiu a este Fundo de Cooperação Ibero-Americana em dezembro de 2020, tendo-lhe conferido um caráter intercontinental (o Programa era anteriormente composto por 13 países da América Latina - Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). A Direção-Geral das Artes é o organismo responsável pela operacionalização do programa que tem o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, como Representante Nacional junto do Conselho Intergovernamental (REPPI).

Esta adesão veio permitir aos músicos portugueses a apresentação de candidaturas às Linhas de Apoio Ibermúsicas, que entre outras áreas de intervenção apoiam, por exemplo, a mobilidade dos músicos, bolsas de estudos para residências artísticas, prémios de criação para canções populares e trabalhos académicos.

 

_
Link para site IBERMÚSICAS
http://ibermusicas.org/

 

 

 

 

 

 


Data de publicação: 01-06-2022


 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: