"Pelo Andar da Carruagem" - Festival de artes performativas multidisciplinar, 11 junho, Frechas > Mirandela

© Duarte Belo
Descrição:
“Pelo andar da Carruagem” é um festival de artes performativas multidisciplinar, inspirado na antiga linha de comboio do Tua.
Ao longo de cinco meses, cinco artistas exploraram e entrevistaram as populações de cinco aldeias, uma em cada concelho que compõe o Vale do Tua: Amieiro em Alijó, Pombal de Ansiães em Carrazeda de Ansiães, Ribeirinha em Vila Flor, Sobreira em Murça e Frechas em Mirandela.
A partir deste encontro, das memórias, tradições e beleza natural do Vale do Tua, cada artista desenvolveu uma performance com a participação direta dos habitantes das aldeias ou de elementos da natureza.
O programa do festival inclui três performances de Fernando Mota (música), Carla Galvão e Sofia Cabrita (Teatro), Yola Pinto e Nuno Veiga (dança), duas instalações e uma exposição de fotografia, desenvolvidas em parceria com os alunos da Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo do Politécnico de Bragança, a apresentação do grupo tradicional de castanholas de Contins, uma sessão de birdwatching e uma conversa sobre a Linha do Tua.
O festival acontece na aldeia de Frechas, dia 11 de junho, das 9h00 às 22h00, ao ar livre e o acesso é gratuito.
O festival foi selecionado para integrar a programação da categoria Side Events no Festival do Novo Bauhaus Europeu.
O conceito artístico e produção são da responsabilidade da Pacatodisseia, tem como parceiros estratégicos a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT), o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) e como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Alijó, Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Câmara Municipal de Mirandela, Câmara Municipal de Murça, Câmara Municipal de Vila Flor e a Junta de Freguesia de Frechas. O projeto é financiado pelo Ministério da Cultura — Direção-Geral das Artes.
/
Ficha artística e técnica:
Conceito Artístico e Direção de Projeto
Maria João Santos
Cocriação
Carla Galvão, Fernando Mota, Nuno Veiga, Sofia Cabrita, Yola Pinto
Com a participação de
Aida Cardoso, Adélia Eustáquio, Adelaide Gonçalves Sarmento, Beatriz Figueiredo Lopes, Beatriz Morais Sarmento, Delfina Correia, Idalina Monteiro, Madalena Correia, Pureza de Jesus (Frechas), Cláudia Fernandes, Elsa Almeida, Isabel Lima, Fátima Catarino, Laura Magalhães, Luísa Cândida Brás, Maria Olinda Pascoal (Pombal de Ansiães)
Em colaboração com
Delfim Vilas, Susana Magalhães, Pedro Duarte, Maria Alzira Batista, Fernando do Nascimento, Benedita do Céu, Maria da Glória, Adelina Batista, Flora Teixeira, Normanda Cardoso, Manuel dos Santos Borges, António Ferreiro, Fernando Quintas, Maria Augusta Teixeira, Orlando Félix, Pedro Beato, Sr. Gonçalo, Sra. Margarida, Sr. João, Sr. Constantino
Consultoria Artística
Violeta Mandillo e Helena Genésio
Fotografia, Vídeo e Edição
Ana Pires, Eva Afonso, Filipe Ferreira, Luís Ribeiro (Alunos da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo — Politécnico de Bragança)
Comunicação
Denise Chung
Design e Website
Susana Albiero
Curadoria de Conteúdos
Ana Simões
Mediação Público Escolar
Marta Azenha
Coordenação Técnica
Paulo Barrigão
Produção Executiva
Vânia Baldrico
Produção
Pacatodisseia Associação Cultural
Parceiros Estratégicos
Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, Parque Natural Regional do Vale do Tua
Parceiros Institucionais
Câmara Municipal de Alijó, Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, Câmara Municipal de Mirandela, Câmara Municipal de Murça, Câmara Municipal de Vila Flor, Junta de Freguesia de Frechas
Parceiro Académico
Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo — Instituto Politécnico de Bragança
Apoio
Centro de Estudos em Letras da Universidade de Trás-os-Montes
Agradecimentos
Duarte Belo, Célia Quintas, Paulo Lima, Arménio Ribeiro, Graça Calejo, Leonel de Castro, Lois Ladra, Albertino Lousã, João Pedro Amaral, Maria Manuel, Pedro Cerdeira, Jorge Fraga, Teatro Meridional, Biblioteca de Marvila. Um especial obrigado a todos os/as entrevistados/as e participantes.
Projeto financiado pela República Portuguesa — Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes
/
Locais, datas e horários de apresentação:
Frechas, Mirandela
11 Junho, 9h00 às 22h00
/
Informações sobre bilheteira:
Entrada gratuita
M/3
/
Link para site:
www.peloandardacarruagem.pt