NORDESTE (Espetáculo-percurso ), pela CIRCOLANDO / 10 e 11 junho, Macedo de Cavaleiros

Cruzamento disciplinar
NORDESTE (Espetáculo-percurso ), pela CIRCOLANDO / 10 e 11 junho, Macedo de Cavaleiros

Fotografia: Pedro Sardinha

DESCRIÇÃO

“As festas tradicionais são também contemporâneas”

“O ritual é tão ancestral quanto presente. Percorre os caminhos. Marca o princípio e o fim de cada inverno”.

 

NORDESTE é um projeto de criação coletiva proposto pela Circolando, CRL e enquadrado na operação "Simbiose", financiada através do programa Norte 2020. Esta operação assume como objetivo geral dinamizar a programação cultural em rede nos municípios de Miranda do Douro, Vinhais e Macedo de Cavaleiros.

Tem como base a coprodução e itinerância de espetáculos focados em elementos identitários de Trás-os-Montes (culturais e naturais), envolvendo a intensa participação da comunidade e de grupos culturais locais.

O trabalho artístico com o património imaterial das regiões é sempre um desafio difícil, mas muito estimulante. Rituais, tradições, crenças, histórias, testemunhos, danças, músicas, objectos encontram no campo artístico um lugar de releitura e actualização que nos parece particularmente interessante. Como cuidar, divulgar, aprofundar conhecimento sobre o património e criar objectos artísticos singulares, inovadores, pertinentes é para nós o grande desafio.

Espetáculo-percurso de carácter transdisciplinar (teatro, dança, vídeo, música), NORDESTE explora tematicamente o universo das Máscaras e Rituais ligados às festas de inverno e o universo das Danças dos Pauliteiros.

A evocação de culturas pré-cristãs, o culto ao sol e ao ciclo da terra, os rituais de iniciação e fertilidade, a celebração do misterioso, do oculto, das dimensões humanas mais selvagens e indomadas são alguns dos tópicos que abordamos de forma livre e poética.

Opção de partida foi também a de abordar os rituais e festividades tradicionais com um enfoque no futuro. Mais do que a sua celebração nostálgica, interessa-nos debater os processos de atualização das tradições e indagar o que reside no seu âmago que importa ser preservado. As questões da “recuperação” das festas, da patrimonialização de rituais e tradições, da turistificação de celebrações são temáticas que nos interessa refletir e debater.

“É notório que as máscaras e os mascarados ainda hoje vivos no mundo popular europeu têm antigas origens cultuais. A passagem de uma estação a outra, ou de um ano ao outro, constituíram durante longo tempo um momento de crise e de risco na vida social e cultural; o mundo sobrenatural desencadeava-se e as almas dos defuntos voltavam do outro mundo a castigar ou premiar os vivos. E, durante milénios, grupos de homens, em coincidência com estes períodos de risco, envergavam vestimentas rituais que, representando os demónios e antepassados, garantiam e controlavam as relações entre os vivos e o mundo sobrenatural”.
(Niko Kuret)

Claro que nos nossos dias, não vemos mais do que restos disto, sobrevivências, reinvenções. Há a figura da morte, do diabo, da velha, do guarda… mas acima de tudo há exaltação da ciclicidade inerente à vida, a diversão, o excesso, a transgressão e a celebração do encontro e da comunidade.

Estruturado em três momentos/estações - conferência, ronda, ritual - NORDESTE ensaia a recuperação de uma festa de futuro, no cruzamento dos três territórios.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

10 e 11 junho de 2022, às 21h30

Jardim Casa Falcão, Macedo de Cavaleiros


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Criação coletiva

a partir de uma proposta e com o acompanhamento artístico de André Braga e Cláudia Figueiredo

Conferência: Nuno Preto e Gonçalo Mota

com a participação de: Graça Afonso, Tó Zé Vale, Associação Recreativa e Cultural Espinhosense

Ronda: Nuno Preto e João Sarnadas

com a participação do Grupo de Bombos de Ala, do Grupo de Bombos de Arcas  e Gaiteitos do Grupo Cultural e Recreativo de Santiago de Zido

Ritual: Daniela Cruz com o apoio de Àngela Diaz Quintela

com a participação do Grupo Folclórico Mirandês de Duas Igrejas - Pauliteiros de Miranda

Sonoplastia: João Sarnadas

Figurinos e máscaras: Pedro Azevedo

Luz: André Braga e Luís Ternus

Direção produção: Ana Carvalhosa

Produção executiva: Cláudia Santos

Coordenação técnica: Pedro Coutinho


INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA

Entrada livre.


MAIS INFORMAÇÕES

circolando.com/portfolios/nordeste

Tel/Fax: +351 22 518 91 57 | Tlm: +351 93 627 26 36

E-mail: geral@circolando.com