Processo de credenciação na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) reabre na próxima sexta-feira

RTCP
REABRE 1 JULHO

No próximo dia 1 de julho reabre o processo de credenciação na RTCP, desta vez em regime de permanência e sem interrupções. As entidades que pretendam integrar esta rede devem preencher a candidatura em formulário próprio que ficará disponível nos sites da RTCP e da Direção-Geral das Artes, onde também encontrará um vídeo de apoio ao candidato e uma lista de FAQs.

O processo de credenciação da RTCP consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos equipamentos culturais e respetivo cumprimento de padrões de rigor e de qualidade das suas atividades. Em 2021, a RTCP credenciou 81 equipamentos culturais distribuídos por todo o território nacional, que aderiram de forma voluntária e sob o compromisso de cooperarem entre si, promovendo o direito à fruição e criação cultural qualificada de toda a população, bem como a circulação da criação artística e as coproduções entre entidades.

Em 2022 foram apoiados 39 projetos no concurso de apoio à programação. Esta modalidade de apoio tem ciclos de abertura bienais, pelo que está previsto um novo concurso já em 2023. O apoio à programação da RTCP, a par da consolidação dos equipamentos credenciados, reveste-se de uma importância estratégica no plano do investimento do Estado no setor artístico com uma evidente repercussão na democratização do acesso às artes.

Decorre atualmente o plano de valorização e qualificação dos recursos humanos da RTCP, que visa sensibilizar e capacitar as equipas dos equipamentos credenciados através da aquisição de competências técnicas, assim como de planeamento e implementação de estratégias de programação, gestão, financiamento e divulgação no âmbito da produção de atividades artísticas.

 

SITE DA RTCP 

 

A existência da #RTCP também é um convite: Conheça os Nossos Palcos.

 

 

 

 

 


Data de publicação: 24-06-2022


 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: