De 4 a 18 de julho - 39º Festival de Teatro de Almada organizado pela Companhia de Teatro de Almada e Câmara Municipal Almada

Teatro
De 4 a 18 de julho - 39º Festival de Teatro de Almada organizado pela Companhia de Teatro de Almada e Câmara Municipal Almada

De regresso às datas de sempre, de 4 a 18 de Julho, o Festival de Almada, apoiado pela Direção-Geral das Artes, arranca na segunda-feira, às 20h30, com Música na Esplanada da Escola D. António da Costa. Cabe ao Instituto Nacional de Música do Afeganistão a abertura do programa de Músicas do Mundo, com concertos de entrada livre todos os dias, até dia 18. Às 21h, uma exposição e uma instalação, ambas de José Manuel Castanheira (o grande homenageado desta edição), são inauguradas, também na Escola D. António da Costa. Às 22h, no Palco Grande, o Théâtre Vidy-Lausanne apresenta Aucune idée, com concepção e encenação de Christoph Marthaler.

Christoph Marthaler, renovador modesto (mas radical) do teatro musical, amante dos prazeres da vida e dos rituais familiares, dedica este espectáculo ao seu cúmplice de longa data, Graham F.  Valentine, um excepcional actor e cantor escocês, de cabelos ruivos despenteados, corpo desinquieto, moldável e desdobrável, camaleónico. Trata-se de uma amizade criativa que dura desde a juventude, e que é feita de música, muitos espectáculos, muitas piadas e um certo gosto pela irreverência elegante. Aucune idée junta-os de novo, desta vez acompanhados pelo intérprete de viola de gamba e violoncelista Martin Zeller. Sozinhos em cena durante oitenta minutos, músico e actor são protagonistas de uma sonata íntima, executada no hall de entrada de um condomínio, uma espécie de não-lugar, de toque-e-fuga sem fronteiras muito bem definidas. Entre o irrisório e o absurdo, os ecos do mundo exterior chegam-nos sob a forma de protesto, ou de enigma. Bach mistura-se com os genéricos dos programas televisivos, num de muitos encontros improváveis.

Esta é a quarta vez que o encenador suíço (e oboísta de formação) Christoph Marthaler se apresenta no Festival. E depois de King size, em 2015, volta este ano a abrir o certame, no Palco Grande. Em 2012 já assistíramos ao enigmático +-0, no Centro Cultural de Belém, ao passo que em 2017, no Teatro Municipal Joaquim Benite, Une île flottante foi considerado o melhor espectáculo do ano pelo jornal Expresso.

 

Aucune Idée (Palco Grande, Escola D. António da Costa, segunda 4 de Julho, às 22h)

 

Ficha artística e técnica:

Concepção e encenação de Christoph Marthaler

Interpretação Graham F. Valentine e Martim Zeller

Dramaturgia Malte Ubenauf

Cenografia Dury Bischoff

Música Martin Zeller

Figurinos Sara Kittelmann

Assistente de encenação Camille Logoz

Som Charlotte Constant

Luz Jean-Luc Mutrux

Director de palco Stéphane Sagon

Guarda-roupa Cécile Delanoë

Construção do cenário e adereços Théatre Vidy-Lausanne

-

Assinaturas para o festival aqui

Para informações sobre a compra de bilhetes avulsos nas salas de Almada deverá contactar a
bilheteira do TMJB.

+351 21 273 93 60

geral@ctalmada.pt

Programação completa aqui

-

Mais informações: 

www.ctalmada.pt