Exposições “Alheava – O que veio da Distância” e “YAH”, pelo Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende / até 30 Agosto, Esposende

DESCRIÇÃO
As duas exposições são duas itinerâncias apoiadas pela Direção-Geral das Artes apresentadas inicialmente na Galeria Nuno Centeno e Espaço MIRA no Porto.
Neste segundo momento ambas as exposições entram em diálogo com o Museu Marítimo criando novas relações, diálogos e discursos com as obras da coleção, arquivo e exposições temporárias presentes no espaço. É uma oportunidade de visitarmos (ou voltarmos) a este Museu com uma nova ocupação de obras, vídeos e elementos que irão promover novos debates e pensamentos durante um período de tempo.
"ALHEAVA - O que veio da distância" de Manuel Santos Maia é um longo projeto de investigação do artista, repensando a ideia de viagem e memória biográfica e coletivamente. A íntima ligação a Moçambique é projectada no que neste museu está latente e mais uma vez olhamos a história a partir de uma possível rescrita.
"YAH " de Felicia Teixeira e João Brojo é uma exposição que junta diferentes meios de criação, do desenho à pintura, da escultura até ao vídeo, explorando as abstrações e os significados dos objetos, alfabetos e linguagens ligadas à vida e prática das zonas costeiras. Pensada inicialmente para a zona de Aveiro encontra agora em esposende e em especial nos elementos do Museu Marítimo uma nova viagem e novas relações.
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO
Museu Marítimo de Esposende.
Exposição patente até dia 30 de Agosto de 2022.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
“Alheava – O que veio da distãncia: Artista” de Manuel Santos Maia Curadoria: João Terras “YAH” de Felicia Teixeira & João Brojo Curadoria: João Terras.
Organização e Produção: NICE – Núcleo de Intervenção Cultura de Esposende e Fórum Esposendense Equipa de Montagem: Joel Vilarinho Zão, Filipe Miranda e Museu Marítimo de Esposende Audiovisual: José Ferreira Comunicação e Design: Antecâmara Studio Publicidade e impressões: Publizende.
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA
Preço: 3 euros.
Classificação etária: Maiores de 3 anos.
O Museu Marítimo de Esposende garante o acesso às exposições de pessoas com deficiência, exceto se não existir material disponivel para assegurar os serviços de acessibilidade a pessoas surdas ou cegas.
MAIS INFORMAÇÕES
www.instagram.com/nice_esposende
www.facebook.com/Nice.esposende