X edição dos Jardins Efémeros, 8 a 16 Julho, Viseu

Cruzamento disciplinar
X edição dos Jardins Efémeros, 8 a 16 Julho, Viseu

Imagem: "Quem avisa, amigo é", 15 julho, nos Jardins Efémeros

"Os Jardins Efémeros (JE) são uma plataforma cultural multidisciplinar com sede em Viseu. Apresentam uma forte componente experimental, com o objectivo de potenciar a relação entre agentes, artistas, curadores, investigadores, universidades, associações (culturais, sociais, de comércio, turísticas), empresas, museus, escolas, municípios, residentes e visitantes. Dessas relações propostas e resultantes dos JE, poderão materializar-se projectos específicos que podem servir como ponto de partida para realizações futuras ,desenvolvidas pelos próprios agentes.

Com a utilização de espaços icónicos como a Sé de Viseu, a Igreja da Misericórdia, mas também os vários museus e capelas, edifícios públicos, privados e até devolutos, passando por praças, jardins, logradouros e ancorados no centro histórico, os Jardins Efémeros possibilitam aos cidadãos uma experiência singular.

Os concertos, as exposições, as performances e tantas outras actividades culturais propostas têm como objectivo primevo sensibilizar a população e os visitantes para a cidadania e valorização do património — respeitando-o profundamente.

A nossa programação é inclusiva, oferecendo aos viseenses e a todos os que nos visitam eventos gratuitos e a decorrer em espaços públicos, aos quais habitualmente não se tem acesso.

(...)

Uma forte componente multidisciplinar — Artes Visuais, Arquitectura, Cinema, Som, Dança, Teatro, Pólis, Mercados e Oficinas — alicerçada numa cuidada direcção artística que se manifesta numa programação de carácter urbano, contemporâneo e experimental.

Na sua 10.ª edição, os Jardins Efémeros são já (mais do que) uma marca da cidade, tendo vindo a afirmar-se como uma das produções culturais mais singulares, com reconhecimento nacional e internacional. O seu formato original foi concebido para a cidade de Viseu e a sua configuração multidisciplinar e experimental não tem outro projecto comparável em Portugal."


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

8 a 16 de julho de 2022. 

Viseu. 

Programação completa aqui


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

JARDINS EFÉMEROS é uma realização organizada pela Pausa Possível – Associação Cultural e de Desenvolvimento, e é financiada pelo Município de Viseu e pela Direção-Geral das Artes.

Mecenas: Fundação Millennium, Fundação Luso-Americana e Jornal do Centro.

Apoios não financeiros: Teatro Viriato, Prado - Associação Cultural, Celeuma, Hotel Grão Vasco, Mr. Do It, Gavis, Instituto Politécnico de Viseu, Takemedia, Jornal do Centro, Luzboa.

Apoios media: RTP \ RTP2, Antena 3, Canal180, UMBIGO, Jornal do Centro, Gerador, The Wire, TOMI e Diário de Viseu.


MAIS INFORMAÇÕES

www.jardinsefemeros.pt

www.facebook.com/jardinsefemeros

www.instagram.com/jardinsefemeros/

https://twitter.com/JardinsEfemeros