Festival Que Jazz É Este? 10.ª edição / 20 a 24 Julho, Viseu

Música
Festival Que Jazz É Este? 10.ª edição / 20 a 24 Julho, Viseu

Imagem: Luís Belo

DESCRIÇÃO

10 anos, 10 edições! A génese do festival Que Jazz É Este? é reflexo da génese da associação que o promove, a Gira Sol Azul. Fruto do encontro de jovens naturais ou residentes fora dos grandes centros de formação e produção cultural mas com a vontade comum de fazer, criar, experimentar e partilhar mantendo-se em constante aprendizagem e aperfeiçoamento. O festival é eclético, diversificado e acessível e ocupa preferencialmente espaços públicos. Entre 20 e 24 de julho o festival acontece em Viseu e integra 11 concertos para público em geral, 5 concertos em formato ambulante na rua, 5 concertos ao domicílio, 3 jam sessions, 1 exposição, 3 conversas, 20 horas de rádio ao vivo e 5 sessões cinema musicado ao vivo.

Os CONCERTOS estão desenhados em 3 blocos de programação dirigidos a públicos diversos mas contamináveis entre si e distribuídos por 3 horários: 17h, 19h e 21h30. A par de integrar o trabalho que é desenvolvido localmente e que pretende deixar marcas, a programação do festival pretende colocar a região no mapa incluindo concertos únicos; dá continuidade ao trabalho de proximidade com músicos em formação, integra bandas de artistas emergentes e contribui para a circulação de projetos nacionais e internacionais de relevo.

Além da oferta eclética e de qualidade de concertos, o festival continua a ser um espaço de criação de dinâmicas e oportunidades de formação e profissionalização na área da música e neste âmbito realizase o 14º WORKSHOP DE JAZZ DE VISEU orientado por Jason Rebello [UK] e Xose Miguélez [ES] em dias de trabalho intenso partilhado depois em palco no jardim do Hotel Grão Vasco.

Instalada no Carmo81, a EXPOSIÇÃO QUE JAZZ É ESTE? PRÉ-HISTÓRIA E 10 ANOS DE HISTÓRIA relembra projetos das últimas décadas relacionados com o aparecimento do festival: da Orquestra Cine Jazz, ao grupo rock Os Tubarões, Quinteto de Jazz de Viseu, à 1ª. Edição do Workshop de Jazz de Viseu, chega-se à história do festival que começa em 2013. À boleia da exposição e com moderação de Catarina Machado (radialista), realizam-se CONVERSAS em torno dos atores da préhistória do festival e dinâmica musical de Viseu desde os anos 40. Também aqui se reflete sobre a produção cultural e musical fora dos grandes centros e ainda sobre o que é ou não jazz, e como se define e posiciona o jazz ao longo dos tempos.

Promovido pela Gira Sol Azul, o festival Que Jazz É Este? é financiado pelo programa Eixo Cultura do Município de Viseu e pela Direção-Geral das Artes e conta com vários importantes parceiros e mecenas locais e nacionais que têm contribuído para a afirmação do festival como um projeto de relevo e prestígio na região centro.

À distinção de ‘melhor cidade para viver’ e ao título de cidade-jardim, juntam-se características ímpares ao nível da gastronomia, património, roteiros, percursos pedestres e, claro, excelente música para ver, ouvir e fazer parte: motivos não faltam para vir ao festival Que Jazz É Este? de 20 a 24 de julho em Viseu.

Consulte a programação completa aqui


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

20 a 24 de julho de 2022, Viseu. 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

ORGANIZAÇÃO & PRODUÇÃO: GIRA SOL AZUL

PROGRAMAÇÃO: ANA BENTO, BRUNO PINTO, JOAQUIM RODRIGUES

PRODUÇÃO EXECUTIVA: SÍLVIA SANTOS E ANA BENTO

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: DAMIANA SOUSA

DESIGN GRÁFICO E FOTOGRAFIA: MIOLO E MEIO, LDA


INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA

A entrada nos concertos tem um donativo sugerido de 3€.

A entrada em cada concerto abre meia hora antes do seu início. O público deve chegar ao local atempadamente para que possa confirmar os dados da sua reserva.

Classificação etária: M/6. 


MAIS INFORMAÇÕES

https://quejazzeeste.com/