TEM GRAÇA - Festival Internacional de Mulheres Palhaças / Associação Algures, 5 a 7 agosto, Évora

Artes performativas
TEM GRAÇA - Festival Internacional de Mulheres Palhaças / Associação Algures, 5 a 7 agosto, Évora

“Rojo” de Mireia Miracle apresenta-se no dia 7 de agosto, às 20h00. Créditos Arles Iglesias

DESCRIÇÃO

Um casamento, um funeral, uma festa de aniversário, uma passagem de ano e uma missa são alguns dos momentos cómicos e absurdos que compõem a programação do TEM GRAÇA em Évora. Com mais de 15 palhaças vindas de vários países, a programação é integrada no ARTES À RUA.

Os espectáculos vão decorrer às 10h, 18h e 20h na Mata do Jardim Público de Évora e há uma intervenção no Mercado da cidade.

Em Évora, o festival conta com as presenças de palhaças internacionais de renome como Mireia Miracle e Jimena Cavalletti. De Portugal, teremos Eva Ribeiro, Rafa Santos, Maria Simões e Marta Costa, entre outras.

Nestes três dias intensos e muito divertidos, para além das diversas “cerimónias” propostas ao público, destaca-se o “Varieté TEM GRAÇA”, um espectáculo composto por números seleccionados a partir de uma convocatória aberta a toda a comunidade.

-

SINOPSE DOS ESPECTÁCULOS

UMANA com Maria Simões (PT) “Umana” é uma viagem sobre a passagem do tempo, a solidão e as recordações. Imagina que, sem saberes, recebes o convite para a festa de aniversário da rainha dona Maria! E, sem dares conta, os dias passam como um filme mudo e a mais incrível festa do ano, no castelo, vai ser preparada mesmo diante dos teus olhos!

B.O.B.A.S. com Jimena Cavalletti, Laia Sales e Lisa Madsen (ARG/ESP/DNK) Uma humilde banda musical organiza cerimónias fúnebres, mas desta vez o padre e o morto não chegam. Estas três músicas, durante o atraso do falecido, partilham com familiares e amigos uma espera extremamente incómoda e… desastrosa.

Intervenção no mercado com Luna, Socorro, Susanation e convidadas (BR/PT)  Palhaças vão ao mercado e pelo caminho encontram pessoas, jogam com elas. Os acasos conduzem-nas a novas descobertas, novas brincadeiras, novas rotas. O espaço e os encontros são surpresas nas suas vidas e tudo é possível nesta saída colectiva.

A APARIÇÃO com AS TESTEMUNHAS DUO - Eva Ribeiro e Rafa Santos (PT)  Trazendo a mensagem do amor e da paz universal estas duas personagens são as Testemunhas de uma nova era. Maria da Conceição e Emilinha são fiéis a uma nova religião: As Testemunhas do Todo. Elas estão em todo lado, a toda a hora, em todas as partes para partilhar com o seu querido público a palavra profética do grande olho egípcio.

VARIETÉ (espectáculo de variedades) (PT) O “Varieté TEM GRAÇA” é um espectáculo composto por números selecionados a partir de uma convocatória aberta a toda a comunidade. A comicidade, sempre presente, vem acompanhada pelas várias linguagens como circo, dança e música, formando uma colagem de criação colectiva. 

Aceitas? com Marta Costa (PT) “Aceitas?” – pergunta a noiva ao noivo.

Mas onde está ele? Com um véu branco, um tapete vermelho e muito arroz, a noiva promete provocar a gargalhada na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, todos os dias e para sempre. A única condição é dizer: “Sim, aceito!”.

AI AI AI com Ayelén Ormaechea (ARG)  Pandora entra no espaço, joga. Olha para o público. Está feliz. Conheceu um japonês no Tinder e com uma música conta-nos a sua história. Pandora treina o momento do encontro. Constrói o universo possível do amor efêmero e o instante trágico do amor bengala. Amor de palavras e feitiços milenares.

Rojo com Mireia Miracle (ESP)  Uma palhaça sai do interior de uma mala, transforma o público na sua família e despede-se dele carregada de ilusões e de muitas tralhas. Mas a viagem será interrompida por um obstáculo: uma fronteira. Esse limite permitirá o jogo, a dança e as diferentes formas de encarar aquilo que atrapalha o seu caminho.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

5 de Agosto de 2022 (SEXTA-FEIRA)

18h: UMANA com Maria Simões (PT) Duração: 50 minutos - Local: Mata do Jardim Público, Évora

20h: B.O.B.A.S. com Jimena Cavalletti, Laia Sales e Lisa Madsen (ARG/ESP/DNK) duração: 45 minutos - Local: Mata do Jardim Público, Évora

-

6 de Agosto de 2022 (SÁBADO)

10h: Intervenção no mercado com Luna, Socorro, Susanation e convidadas (BR/PT) Duração: 60 minutos. Local: Mercado de Évora

18h: A APARIÇÃO com AS TESTEMUNHAS DUO - Eva Ribeiro e Rafa Santos (PT)  Duração: 60 minutos - Local: Mata do Jardim Público, Évora

 20h: VARIETÉ (espectáculo de variedades) (PT) Duração: 60 minutos - Local: Mata do Jardim Público, Évora

-

7 de Agosto de 2022 (DOMINGO)

10h: Aceitas? com Marta Costa (PT) Duração: 35 minutos. Local: Mata do Jardim Público, junto às escadas do Parque Infantil, Évora

18h: AI AI AI com Ayelén Ormaechea (ARG) Duração: 50 minutos - Local: Mata do Jardim Público, Évora

 20h: Rojo com Mireia Miracle (ESP) Duração: 50 minutos - Local: Mata do Jardim Público, Évora


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Realização: A Algures

Direção artística e coordenação geral: Susana Cecílio

Assistência de direção e coordenação de comunicação: Poliana Tuchia

Produção: Thalita Araújo

Assistência de produção: Ana Pinto

Artistas participantes: Ayelén Ormaechea, Cátia Vieira, Elisa Rossin, Eva Ribeiro, Gardi Hutter, Jay Toor, Jimena Cavalletti, Laia Sales, Lisa Madsen, Maria Simões, Marta Costa, Mireia Miracle, Poliana Tuchia, Rafa Santos e Susana Cecílio.

Identidade visual: Cristina Viana

Fotografia, audiovisual e documentarista: Patrícia Poção e Beth Freitas

Assessoria de imprensa: Levina Valentim

Marketing digital: Lívia Rangel (Agência Lira)

Contabilidade: Sílvia Guerra

Apoios à divulgação: Antena 1, Antena 2, Coffeepaste, Gerador, Rádio Portalegre

Apoios: Município de Setúbal, Câmara Municipal de Castelo de Vide, Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Mértola, Embaixada da Suíça em Portugal, Junta de Freguesia do Lumiar, Maria D’Alegria, Descalças, Pro Helvetia, Hotel Castelo de Vide, CET – Centro de estudos de Teatro – FLUL.

A ALGURES é uma estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes.


INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA

Entrada Gratuita.

Espectáculo aberto a todos os públicos. 

Sem necessidade de reservas antecipadas.


MAIS INFORMAÇÕES

https://alguresalgures.pt/