Contextile volta a ocupar os principais espaços culturais da cidade de Guimarães

apoio às artes
com o apoio da DGARTES

"Re-Make - Diálogos para uma Cultura Têxtil" é o conceito da Contextile 2022 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, que nesta sua 6.ª edição celebra 10 anos de existência e também os 10 anos da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. A mostra inaugura no dia 3 de setembro, podendo ser visitada até 30 de outubro, nos principais espaços culturais da cidade de Guimarães. A Cerimónia de Abertura Oficial, que decorre a partir das 18h00, no Palácio no Palácio Vila Flor (CCVF), conta com a presença do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

Reconhecidamente uma referência internacional no âmbito da arte têxtil contemporânea, a bienal Contextile "é um acontecimento cultural e artístico ímpar, que transforma Guimarães, e a região do Vale do Ave, no epicentro de um processo de interação e ligação entre artistas, criadores, comunidades, indústria e territórios, contribuindo assim para os processos de reforço da identidade do lugar, incentivo à criatividade e inovação e valorização da cultura têxtil. O programa será, mais uma vez, eclético e com uma maior escala, centrado em atividades e eventos de dimensão internacional, que têm no têxtil o principal elemento de referência na reflexão, pesquisa e criação artística". 

No dia de abertura, destaca-se a inauguração, no CIAJG - Centro Internacional de Arte José de Guimarães, da Exposição "10 Artistas - O Têxtil na Arte Portuguesa", com Gisela Santi, Margarida Reis, Ana Vieira, Eduardo Nery, Leonor Antunes, Lurdes Castro, João Pedro Vale & Nuno Alexandre, José de Guimarães, António Barros e Joana Vasconcelos. 


Programa de Abertura
Programa completo


A Contextile 2022 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea é organizada pela Ideias Emergentes - Arte, Arquitetura e Produção Cultural


MAIS INFORMAÇÕES

www.contextile.pt

 

 


Data de publicação: 12-08-2022


 

 

 

 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: