Contextile 2022 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, 3 setembro a 30 outubro, Guimarães

Artes visuais
Contextile 2022 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, 3 setembro a 30 outubro, Guimarães

A partir de 3 de setembro (e até 30 de outubro), Guimarães será lugar de encontro e debate em torno da arte têxtil contemporânea. Sob o conceito "Re-Make - Diálogos para uma Cultura Têxtil", a Contextile 2022 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea volta a ocupar os principais espaços culturais da cidade, com organização a cargo da Ideias Emergentes - Arte, Arquitetura e Produção Cultural e com o apoio da Direção-Geral das Artes.

Este ano, a Contextile celebra 10 anos de existência e também os 10 anos da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. A inauguração, no dia 3 de setembro, decorre no Palácio Vila Flor (Centro Cultural Vila Flor), onde se realizará uma Cerimónia de Abertura Oficial, a decorrer a partir das 18h00, com a presença do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

No dia de abertura, destaca-se a inauguração, no CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães, da Exposição "10 Artistas - O Têxtil na Arte Portuguesa", com Gisela Santi, Margarida Reis, Ana Vieira, Eduardo Nery, Leonor Antunes, Lurdes Castro, João Pedro Vale & Nuno Alexandre, José de Guimarães, António Barros e Joana Vasconcelos. 

Reconhecidamente uma referência internacional no âmbito da arte têxtil contemporânea, a bienal Contextile "é um acontecimento cultural e artístico ímpar, que transforma Guimarães, e a região do Vale do Ave, no epicentro de um processo de interação e ligação entre artistas, criadores, comunidades, indústria e territórios, contribuindo assim para os processos de reforço da identidade do lugar, incentivo à criatividade e inovação e valorização da cultura têxtil. O programa será, mais uma vez, eclético e com uma maior escala, centrado em atividades e eventos de dimensão internacional, que têm no têxtil o principal elemento de referência na reflexão, pesquisa e criação artística". 


PROGRAMA DE ABERTURA

contextile.pt/2022/programa-de-aberturas


PROGRAMA COMPLETO

contextile.pt/2022/programa-2/


MAIS INFORMAÇÕES

https://contextile.pt/2022/


 

 

 


A Contextile é apoiada pela DGARTES