RASTO, pela Erva Daninha, 9 setembro, Onda de Verão, Santa Cruz

Cruzamento disciplinar
RASTO, pela Erva Daninha, 9 setembro, Onda de Verão, Santa Cruz

© Ashleigh Georgiou

A Erva Daninha apresenta RASTO, entre 9 de setembro e 1 de outubro, no Onda de Verão, Santa Cruz (Torres Vedras), no Festival Dos Modos Nascem Coisas (Albergaria-a-Velha), no MAR - Mostra de Artes de Rua (Sines), na Festa de Outono (Porto) e no Contradança (Gouveia).


SINOPSE

"Uma pausa numa longa viagem. Um momento de paisagens diversas, contrastes, mistura de realidades e sentidos. A máquina agrícola ganha vida própria, ruge, dança na arena. Os homens todo-o-terreno revelam a sua fragilidade, a força, procuram o equilíbrio. Juntos alteram a natureza, lavram terras, semeiam caminhos, colhem lugares, deixam rasto.

Um projeto que procura abordar a condição frágil da humanidade, a sua intervenção no processo de transformação dos territórios, o mosaico de paisagens e culturas, o lado industrial dessa superação da natureza. Uma pesquisa sobre dicotomias, o rural e o urbano, o velho e o novo, as tradições e contradições, o definitivo e o efémero, o natural e o artificial.

Um novo espetáculo para espaço público. Uma pesquisa que coloca os corpos e um trator em diálogo através das técnicas de circo. Acrobacia, manipulação de objetos, a relação do corpo no espaço e com a máquina.

Uma investigação sobre a força, o arrastar, o sentido e a direção de quem puxa ou é puxado. A máquina, o sistema, o poder versus o homem, a fragilidade e controlo. O trator e o seu tempo, lento e forte em oposição à sociedade atual rápida e frágil".


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

direção artística e conceção plástica JULIETA GUIMARÃES E VASCO GOMES
interpretação DANIEL SEABRA E VASCO GOMES
composição sonora DAVID VALENTE
iluminação PEDRO NABAIS
sonoplastia VASCO GOMES
construção aparelho circo HUGO RIBEIRO e FÁBRICA dos OFÍCIOS
apoio residência permanente TEATRO MUNICIPAL DO PORTO
coprodução TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO, FESTIVAL IMAGINARIUS
apoio REPÚBLICA PORTUGUESA - CULTURA/DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES
agradecimentos JORGE SOARES, AUTOAGRICOLA VIEIRA & BARROS

Duração: aprox. 45 min


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

9 setembro 2022, 22h00
Onda de Verão, Santa Cruz, Torres Vedras

10 setembro 2022, 18h00
Festival Dos Modos Nascem Coisas, Albergaria-a-Velha

23 setembro 2022, 23h15
MAR - Mostra de Artes de Rua, Sines

24 setembro 2022
Festa de Outono, Porto

25 setembro 2022
Festa de Outono, Porto

1 outubro 2022
Contradança, Gouveia

_
Ano de estreia: 2021


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/3


ERVA DANINHA

A Erva Daninha surge em 2006 e é uma companhia dedicada ao desenvolvimento do circo contemporâneo através da criação de novos espetáculos e da programação. Os espetáculos da Companhia partem de temáticas sociais e políticas que nos interessa desenvolver sob um ponto de vista dramatúrgico próprio. Desenvolvemos um trabalho coreográfico que cruza as técnicas de circo com situações, ações e objetos do quotidiano. Buscamos a inspiração na vida tentando reproduzi-la de forma extraordinária, mas procurando sempre manter uma narrativa, ainda que abstrata.


MAIS INFORMAÇÕES

www.ervadaninha.pt
www.facebook.com/erva.daninha/
www.instagram.com/companhia_ervadaninha/
 

 

 

 


RASTO é um espetáculo apoiado pela DGARTES.