Aulas Tertúlia e Concerto, pela Sond’Ar-te Electric Ensemble e Fundação Casa de Mateus > 4 a 8 setembro, Vila Real

Música
Aulas Tertúlia e Concerto, pela Sond’Ar-te Electric Ensemble e Fundação Casa de Mateus > 4 a 8 setembro, Vila Real

DESCRIÇÃO

O Sond’Ar-te Electric Ensemble oferece em 2022, em colaboração com a Fundação da Casa de Mateus,  um programa intensivo de formação para estudantes de instrumento, de nível secundário ou superior) que procurem SONDAR, DECIFRAR & INTERPRETAR obras do nosso tempo, envolvendo-se na descoberta de um repertório contemporâneo estimulante, incluindo obras que integram meios electroacústicos.

Durante o programa, os participantes terão a oportunidade de trabalhar obras contemporâneas de compositores portugueses e estrangeiros sob a direcção do maestro Pedro Carneiro, em sessões de conjunto; trabalhar técnicas contemporâneas, em aulas individuais e de conjunto, com os solistas do Sond’Ar-te Electric Ensemble, Sílvia Cancela (flauta), Nuno Pinto (clarinete), Vítor Vieira (violino), Luís André Ferreira (violoncelo), Elsa Silva (piano), Francisco Cabrita (piano) e João Casimiro de Almeida (piano); inteirar-se das relações dos instrumentos acústicos com as novas tecnologias (a amplificação, a electroacústica, a informática—musical) com o compositor Miguel Azguime, participando activamente na interpretação electroacústica das obras que serão abordadas; assistir e participar em Encontros e Tertúlias que irão abordar o passado e o estado actual da criação e da interpretação musicais, elucidar sobre os caminhos, criar novas linguagens musicais e reflectir sobre o lugar dos músicos no actual contexto socio-cultural; finalmente, apresentar-se publicamente no concerto de encerramento da Academia.

O concerto final realiza-se na Casa de Mateus, no dia 8 de setembro, pelas 18h00.


PROGRAMA

“Música Electrónica Mista (história, teoria e prática)”, 5 de setembro de 2022 das 18:00h às 19:30h.

Esta aula aberta ao pública encontra-se dentro do contexto da Programação da Academia Sond’Ar-te Electric Ensemble. Esta aula será conduzida por Miguel Azguime e contará com a participação dos músicos do Sond’Ar-te Electric Ensemble.

Será um momento de aprendizagem onde se discutiram temas como a História da música mista, o convívio dos instrumentos acústicos com a eletrónica, aspectos técnicos e teóricos, nomeadamente os elementos da cadeia eletroacústica – microfones, alto falantes e amplificadores – e exemplos sobre o que é a eletrónica, estratégia de interação, a dimensão interativa.

Inscrição através do email cultura@casademateus.pt

-

“Novas Técnicas Instrumentais” (história, teoria e prática), 6 de setembro de 2022 das 18:00h às 19:30h.

Esta aula aberta ao pública encontra-se dentro do contexto da Programação da Academia Sond’Ar-te Electric Ensemble.

Moderada por Miguel Azguime e com a participação dos músicos Sond’Ar-te Electric Ensemble, serão abordadas as novas técnicas instrumentais, a história dos instrumentos, tanto das cordas como dos sopros, assim como a transformação do piano como instrumento que se pode preparar e alargar.

Inscrição através do email cultura@casademateus.pt

-

Tertúlia | “O lugar da música e dos músicos”, 7 de setembro de 2022 das 18:00h às 19:30h.

Sou músico. E agora? Como vai ser o mercado de trabalho? Uma tertúlia sobre “O lugar da música e dos músicos”, com alunos e professores da Academia, sobre o presente mas, essencialmente, o futuro dos músicos.

Entrada livre.

Inscrições através do email cultura@casademateus.pt

-

Concertos de Encerramento, 8 de setembro de 2022 às 18:00h. 

Banda de Mateus

Júlia Sousa, Beatriz Marques, Ana Clara Sousa (flauta), Simão Amorim, Fernando Lopes, Ana Rita Costa (clarinete), Carolina Duarte, Ana Isabel Malheiro, Catarina Barbosa (violino), Jasmim Mandillo, Aguilar Evva, Pedro do Carmo (violoncelo), Marta Nabais Leite, Francisco Cabrita (piano)

O programa de encerramento da Academia Sond’Ar-te Electric Ensemble Mateus, inicia-se com um concerto da Banda de Mateus, às 18h00, que terá como palco os jardins da Casa de Mateus.

De seguida, às 19h00, terá lugar o concerto de encerramento da Academia, com a direcção do Maestro Pedro carneiro, no qual serão tocadas obras de António de Sousa Dias, Carlos Caires, Gonçalo Gato, Luís Antunes Pena, Ricardo Ribeiro e Rui Penha.


MAIS INFORMAÇÕES

E-mail sondarte@sondarte.com e cultura@casademateus.pt

Site www.sondarte.com e casademateus.com