Apresentação do livro "Antologia de Teatro Galego Contemporâneo", pela Cena Lusófona > 3 setembro, Coimbra

Teatro
Apresentação do livro "Antologia de Teatro Galego Contemporâneo", pela Cena Lusófona > 3 setembro, Coimbra

DESCRIÇÃO

A Cena Lusófona apresenta em Coimbra, no próximo sábado, o mais recente livro da sua colecção de dramaturgia de língua portuguesa. Publicada em dois volumes e numa edição bilingue (em Português e em Galego), a Antologia de Teatro Galego Contemporâneo reúne 12 obras de outros/as tantos/as autores/as e um ensaio introdutório assinado pela professora universitária Dolores Vilavedra.

A obra agora publicada, dividida em dois volumes que podem ser adquiridos separadamente, tem um total de 1.900 páginas e inclui as obras “Um hotel de primeira sobre o rio”, de Xohana Torres, “O aniversário. Cerimónia de prantos e soluços”, de Euloxio R. Ruibal, “Dias sem glória”, de Roberto Vidal Bolaño, “Quando chega dezembro”, de Manuel Lourenzo, “As certezas de Ofélia”, de Luísa Villalta, “Lugar”, de Raúl Dans, “Footing”, de Gustavo Pernas Cora, “As do Peixe”, de Cándido Pazó, “Judite”, de Marcos Abalde Covelo, “Pó e Batom”, de Esther F. Carrodeguas, “Nome: Bonita”, de Vanesa Sotelo, e “Às sete da tarde, quando morrem as mães”, de AveLina Pérez. A escolha, que cobre um período temporal entre meados do século XX e os dias de hoje, foi assessorada por três especialistas no teatro galego: as investigadoras e professoras universitárias Dolores Vilavedra e Inma López Silva e a encenadora Ánxeles Cuña Bóveda. As traduções do Galego para Português foram realizadas por Sofia Lobo e Zé Paredes. O desenho gráfico está a cargo da designer Ana Simões, da empresa FBA.

A publicação do livro, há muito desejada pela Cena Lusófona, conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes (no âmbito do programa de apoio a projectos – edição / 2020), da Câmara Municipal de Coimbra, do Ministério da Cultura e Desportos do Governo de Espanha, da Deputación da Corunha, da Deputación de Lugo, da Xunta de Galicia, do Consello da Cultura Galega e da Associação Dramaturga.

Os dois volumes desta Antologia são os décimo e décimo-primeiro números da colecção de teatro de língua portuguesa “Cena Lusófona”, que inclui já obras de autoras e autores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. A inclusão do teatro galego nesta colecção insere-se no reforço dos laços de intercâmbio entre a Galiza e os países da CPLP que a Cena Lusófona vem promovendo, em diversos domínios, há quase duas décadas.

Na sessão de apresentação em Coimbra dos dois volumes da Antologia estarão presentes Filipe Carvalho e Paulo Pires, em representação da Câmara Municipal de Coimbra, a consultora e autora do ensaio introdutório Dolores Vilavedra, a dramaturga Vanesa Sotelo e os tradutores Sofia Lobo e Zé Paredes. A entrada é gratuita.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

Esta primeira sessão de apresentação terá lugar a 3 de Setembro de 2022, sábado, pelas 18h00, na Sala Jorge Pais de Sousa do Centro de Documentação da Cena Lusófona, nas instalações da Associação, no Pátio da Inquisição (Coimbra). 

Depois de Coimbra, a Antologia será apresentada em Évora (dia 10 de Setembro, no Teatro Garcia de Resende) e, em datas a definir, nas cidades de Lisboa, Porto, Corunha, Lugo, Ourense e Vigo.


INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA

Entrada gratuita. 


MAIS INFORMAÇÕES 

912 533 733 / cenalusofona@gmail.com / cenalusofona.pt