RTCP: DGARTES dá início ao acompanhamento das atividades dos equipamentos apoiados

apoio às artes
Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Teatro José Lúcio da Silva (Leiria) . © DGARTES

Começaram na segunda-feira (5 setembro) as primeiras visitas da Comissão de Acompanhamento às entidades gestoras de teatros e cineteatros financiadas no âmbito do Programa de Apoio à Programação da RTCP - Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Constituída pelos especialistas Célia Costa, Pedro Mendes e Rita Lima, e pelo técnico da Direção-Geral das Artes Francisco Esteves, a comissão, que entrou em funções no dia 1 de setembro, será responsável pela avaliação anual da execução dos contratos celebrados no âmbito do Programa de Apoio.

O trabalho de acompanhamento da comissão, que esteve hoje em Leiria (no Teatro José Lúcio da Silva) e estará amanhã em Setúbal (no Fórum Municipal Luísa Todi), será permanente e estender-se-á aos 39 equipamentos que irão receber apoio financeiro. Estes equipamentos encontram-se sediados em 18 das 25 NUTS III, ilustrando a prossecução de uma política pública cultural sustentada e de proximidade, assente na descentralização e desconcentração territoriais. Serão apoiadas entidades gestoras de teatros e cineteatros em Alcanena, Almada, Aveiro, Barcelos, Barreiro, Braga, Coimbra, Espinho, Estarreja, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, Ílhavo, Leiria, Loulé, Mafra, Monção, Ourém, Palmela, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Portalegre, Santa Maria da Feira, Seia, Setúbal, Sever do Vouga, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Vila Nova de Famalicão, Vila Real e Viseu.

Os elementos que integram a comissão serão responsáveis por apoiar as entidades no cumprimento dos objetivos da RTCP, nomeadamente no que se refere aos requisitos da credenciação dos equipamentos culturais em causa. Fazem, ainda, parte das funções da comissão o controlo da gestão e da execução financeira dos projetos de programação, bem como a validação dos indicadores apresentados no plano de atividades proposto pelas entidades (que engloba um período de quatro anos, de 2022 a 2025).

As atividades financiadas pelo Programa de Apoio à Programação da RTCP (que serão acompanhadas e avaliadas) inscrevem-se no domínio da programação, através da concretização de projetos de artes performativas e, complementarmente, de cruzamento disciplinar e de artes visuais. Podem também incluir programas de residências artísticas e ações estratégicas de mediação ou formação.

Mais informações:

www.rtcp.pt

 

 

 


Data de publicação: 05-09-2022


 

 

 

 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: