Exposição multiplataforma "LU.GAR.PAISAGEM" / 10 setembro a 30 novembro, Torres Vedras

Cruzamento disciplinar
Exposição multiplataforma "LU.GAR.PAISAGEM" / 10 setembro a 30 novembro, Torres Vedras

Fotografia: José Barbieri/ Memoria Imaterial CRL

DESCRIÇÃO

"Exposição multiplataforma (presencial e web) que se constitui como uma reflexão sobre a pintura e desenho dos lugares a partir de entrevistas a artistas residentes em Torres Vedras, intérpretes privilegiados do “espírito do lugar”. Quem são, em que lugares gostam de desenhar e pintar? Quando o fazem? Como sentem a interação da paisagem nas suas criações?

Os pintores e os desenhadores paisagistas constituem uma rede de olhares singulares sobre os lugares que elegem para pintar. Hoje, a prática da pintura e desenho de paisagem, a pintura de exterior, assume-se como uma ferramenta de socialização através da arte.

Os séculos XX e XXI são marcados por uma ausência de pintura de paisagem enquanto género e, concomitantemente, por uma apreciação autónoma da paisagem resultante de uma maior facilidade de acesso direto à natureza. A experiência moderna da paisagem não é regulada pela conceção vedutística da paisagem (i.e. redutora da paisagem a uma vista). A arte deixou de ser entendida como um espelho da natureza. Doravante, a representação específica de uma determinada paisagem pode constituir um ponto de partida (e não de chegada) profícuo para aquele que estiver disposto a conciliar as exigências decorrentes de se desenhar/pintar/operar o natural com as possibilidades abertas por toda a arte experimental atual.

Nessa medida, importa então sustentar um olhar que vai e vem entre a paisagem e as marcas sobre a tela. Pintar/desenhar o natural no local implica ser-se fiel ao objeto observado, conforme a um processo constante de verificação, correção e análise do que pode ser visto e do modo como se altera ao longo do dia – processo pelo qual se pode descobrir formas e estruturas demasiado complexas e variadas para serem inventadas ou reconstruídas com base em recordações. Implica, por outro lado, consciente da independência das marcas da tela, estar-se atento ao processo de construção pictórica, numa avaliação cuidadosa da sua lógica e necessidades.

Poderíamos pensar em David Hockney (e em outros) que, recentemente, regressa à pintura a partir da natureza, encantado com a inesgotável beleza do mundo visível. Inesgotável, porque só as imagens da natureza cansam."


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

Data: 10 de setembro de 2022 a 30 de novembro de 2022

Horário: 14.30h - 18.00h (quinta a domingo); horários de visitas educativas a combinar.

Local: Fórum das Associações, Travessa do quebra-Costas nº9, Torres Vedras. 

Espaço preparado para pessoas com deficiência física (cadeiras de rodas). Os vídeos da exposição são legendados. Os conteúdos web estão preparados para leitura através de programas de auxílio a pessoas com dificuldades visuais.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Pintores e desenhadores: Ana Costa, Ana Ramos, André Batista, António Bártolo, Bruno Vieira, José Ferreira, Pedro Alves

Realização vídeo: Eva Ventura Ângelo

Curadoria e entrevistas: José Barbieri

Textos: Carlos Augusto Ribeiro

Produção: Memória Imaterial CRL

Apoio: Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Torres Vedras.


INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA

Atividade gratuita,

Classificação etária: Jovem/Adulto. 


MAIS INFORMAÇÕES 

lugar.memoriamedia.net