Exposição 'When Microbes Dream’, de Jennifer Willet / Ectopia, 11 setembro a 31 de novembro, Lisboa

Artes visuais
Exposição 'When Microbes Dream’, de Jennifer Willet / Ectopia, 11 setembro a 31 de novembro, Lisboa

Jennifer Willet - When Microbes Dream, Kapelica Gallery 2021. 

DESCRIÇÃO

When Microbes Dream [Quando os micróbios sonham] apresenta o público a visões alegóricas da biotecnologia enquanto uma tecnologia de abundância, enraizada na colaboração interespécies e em ecologias personalizadas. Com esta exposição, a artista reimagina a estética laboratorial como algo abundante, feminino e espalhafatoso, em contradição direta às normas científicas. Willet apresenta várias obras, incluindo espécimes vivos em conjunto com esculturas performativas, instalações de grande escala e uma série de impressões digitais. Cada obra apresenta uma visão complexa de organismos grandes e pequenos (mamíferos, micróbios, plantas e insetos) que trabalham em colaboração para apresentar processos biotecnológicos ao público humano. Este trabalho desprioriza o cientista humano enquanto organismo dominante que trabalha dentro da ecologia robusta de um laboratório. Pelo contrário, apresenta os devaneios dos organismos não humanos que vivem, se reproduzem, actuam e morrem dentro de ambientes laboratoriais. When Microbes Dream apresenta uma ficção científica feminista onde a biotecnologia demonstra a colaboração entre espécies, a reprodução, o teatro e a narração de histórias como meios de reimaginar o nosso futuro biotecnológico.

When Microbes Dream foi inaugurada na Kapelica Gallery (Ljubljana, Eslovénia) em Outubro de 2021, e vai continuar a sua digressão europeia por vários locais em Portugal.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

Inauguração: 11 de setembro de 2022 às 17h;

Ectopia – Laboratório de Arte Experimental (Rua José Sobral Cid, 16, Lisboa);

Patente de 11 de setembro a 30 de novembro;

Segunda a Sexta das 14h- 18h;

Outros horários por marcação: 918 144 683.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA 

Esta exposição foi produzida em parceria com o IOTA Institute, INCUBATOR Art Lab, Ectopia – Laboratório de Arte Experimental e FEMeeting. Este projeto reconhece e agradece o apoio da Universidade de Windsor, do Canada Research Chair Program, do Social Science and Humanities Research Council of Canada, do Ontario Arts Council, do Canada Council for the Arts, do Trade Commissioners da Embaixada do Canadá para Portugal e do Province of Nova Scotia’s Department of Communities, Culture and Heritage. 

Assistentes do Projeto: Billie Mclaughlin, Domenica Mediati, Angela Awada, Jude Abu Zaineh, Lisha Laing, Aleeza Tariq, Kadila Adili, Phil Habashy, Justin Elliott, Michael Lucenkiw, Gillian Hughes, Luke Maddiford, Ashley Hemmings, Megan Andrews, Hadia Nadeem e Lyndsay Mckay.


INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA

Entrada gratuita. 

Classificação etária: M/4. 


MAIS INFORMAÇÕES

ectopialab.org

info@ectopialab.org

 

 


O Ectopia – Laboratório de Arte Experimental é apoiado pela Direção-Geral das Artes.