ENCRUZILHADA, de AnaVitória, 29 e 30 setembro, Lisboa

Artes performativas
ENCRUZILHADA, de AnaVitória, 29 e 30 setembro, Lisboa

Descrição:

A Instauração Performativa ENCRUZILHADA é fruto de encontros - a partir de Residências Artísticas em comunidades e aldeias de Norte a Sul de Portugal - com mulheres que vivem em contexto de silenciamento e invisibilidade social e à margem dos acontecimentos culturais de suas cidades e que para este projeto generosamente e corajosamente partilharam suas memórias e histórias sobre seus legados e heranças matrilineares.

AnaVitória se coloca neste centro, lugar de atravessamentos e encruzilhada, para dar corpo, tônus afetivo, voz e presença à memória destas mulheres de ontem, de hoje e de amanhã em seu tempo espiralar, na tentativa de buscar recuperar o desamparo ancestral de cadeias matrilineares, na qual bisavós, avós, mães, filhas, netas e bisnetas, pouco sabem sobre suas heranças e histórias. Aqui o ritual performativo de celebração das nossas ancestres opera em consonância ao pensamento da arte como disparadora da existência humana.

 

Mini Bio

Pós Doutora em Artes da Performance (FMH-UL-Portugal) e PhD. em Artes - Performances do Corpo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/Brasil). Coreógrafa premiada e diretora artística da Cia Ana Vitória Dança Contemporânea fundada em 1997,  bailarina e artista visual tendo criado várias Instalações e Vídeos de Dança com foco nas poéticas corporais, autoperformance e memórias autobiográficas. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional e do Curso de Pós-Graduação em Preparação Corporal para as Artes Cênicas da Faculdade Angel Vianna - FAV/Brasil e Investigadora colaboradora pelo Inet-MD (FMH-UL-Portugal), Sens-Lab (Canadá) e NEPAA (Núcleo de estudos da Performance Afro-Ameríndia - Brasil).

AnaVitória vem desenvolvendo e aprofundando sua pesquisa artístico/pedagógica de criação a partir da memória e autobiografia, apoiada nos Estudos da Performance. Seu Sistema investigativo – (Re)Aprendizagens Afetivas - posiciona-se no entrelaçamento entre vida e arte e ação poético-performativa, este é o tema da sua Tese lançada em livro em 2022 com o título – Dança – Criação Autobiográfica e Memória pela Editora 7Letras- RJ.

AnaVitória divide-se hoje entre Brasil e Portugal desenvolvendo projetos artísticos-pedagógicos em intercâmbio com instituições culturais.

Histórico completo: www.anavitoria.com.br

/
Ficha artística e técnica:
Direção Artística, Instauração e Performance  – AnaVitória

Desenho de Som – Nuno Veiga

Realização Expografia -  Cristovão Neto

Figurinos – AnaVitória e Eloísa D’Ascensão

Adereços - Márcia Ganem e Eloísa D’Ascensão

Desenho de Luz – Luis Moreira

Vídeo Instalação de Encruzilhada – AnaVitória e Pedro Nunes Senna

Fotografia – Bruno Veiga

Vídeos Registro – Bruno Canas

Culta – Comunicação Cultural

Produtora – Carla Reis

/
Entidades Parceiras

O projeto Encruzilhada é, devido à sua própria natureza, inclusivo, diverso e multicultural. Conta com colaboração entre parceiros que veem construindo e solidificando trabalhos sociais e culturais em torno da questão cada vez mais preemente que é o do gênero feminino, seu papel e lugar nas sociedades contemporâneas. 

Seu formato híbrido, agrega várias linguagens artísticas que convergem para sua encruzilhada de vozes e gestualidades de mulheres que vivem em contexto de invisibilidade e silenciamento social e à margem de suas sociedades e culturas. É a partir dos encontros que AnaVitória vai realizar em aldeias e comunidades portuguesas, que nasce sua Instauração e Performance Ritual.

UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, OMA - Observatório das Mulheres Assassinadas, MiMA - Museu internacional da Mulher, Espaço Mira Forum Artes Performativas (Porto), Eixo - Residências Artísticas (Mosteiró), Câmera Municipal de Mértola - Mina de São Domingos, Centro Comunitário Horta da Areia (Faro), Teatro das Figuras - Motus - Festival Internacional de Performance Arte (Faro), Espaço Cultural Mercês - Lisboa e DGARTES (Direção Geral das Artes).

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Temporada Espaço Cultural Mercês
VISITA À INSTALAÇÃO ATÈ 10 de outubro DAS 14H as 20H e PERFORMANCES DIAS 29 E 30 AS 21H.

/
Informações sobre bilheteira:
Instalação - entrada livre – performance – contribuição voluntária ao artista no local.

/
Link para site:
www.anavitoria.com.br