UNE PARTIE DE SOI, de João Paulo Santos, 24 setembro, Odivelas

Circo
UNE PARTIE DE SOI, de João Paulo Santos, 24 setembro, Odivelas

©Fotografia PHILIPPE LAURENÇON

Descrição:

Une Partie de Soi” é uma travessia vertical que relata a história de uma vida, revelando o indivíduo para além do acrobata. João Paulo Santos desenvolve uma coreografia densa e potente, feita de ritornelos e de tempos prolongados. Sem nunca tocar no solo, o acrobata testa o mastro chinês e mostra um lado deste raramente visto. 

“Com os olhos fechados, observo-me, como se estivesse fora do meu corpo. Lá de cima, sinto-me a borbulhar por dentro.” João Paulo Santos.

Neste estado criativo vibrante que caracteriza o seu trabalho, João Paulo Santos conta a história de uma vida dedicada a uma arte que moldou a carne e o lugar no mundo de quem a praticou. Contada a partir de dentro, a história demora-se em detalhes e sinceridade. Ao distanciar-se voluntariamente de sua assinatura corporal habitual, João Paulo explora uma linguagem coreográfica radicalmente diferente, marcada pela lentidão e suspensão, destacando a densidade da matéria do movimento, assim como da relação única que tem com o mastro chinês. Disposto em círculo, o público é convidado para uma cerimónia discreta, cujos gestos, simultaneamente poderosos e humildes, nos falam do tempo vivido e das marcas nele presentes.

A MOSTRA OUTRAS PISTAS surge da vontade de trazer espetáculos de circo contemporâneo à zona de Lisboa, sobretudo a uma zona periférica, onde este domínio artístico não costuma ser apresentado. São espetáculos que têm na sua base uma disciplina circense, mas que têm a particularidade de se fundirem com outras, como a dança, o teatro ou a música, por exemplo. São espetáculos dirigidos a todos os públicos. O desejo de continuar a apresentar espetáculos de circo contemporâneo quer ir mais longe e é nossa vontade imprimir um ritmo regular a esta Mostra, que se quer anual e que traga grupos de vários países, juntamente com artistas nacionais.

2O22 foi o ano certo para iniciar esta viagem, com o surgimento da oportunidade que os apoios no âmbito da Temporada Portugal-França vieram trazer, um projeto de cooperação entre os dois países, tornando assim possível este desejo. Assim, optámos por dois grupos com acrobatas portugueses radicados em França (Cie O Último Momento – João Paulo Santos -, e Groupe Zède – com Leonardo Ferreira) e três grupos franceses (Corentin Diana e Emma Verbeke, Compagnie 7Bis (de Juan Ignacio Tula) e MPTA – Compagnie les Mains, les Pieds et la Tête Aussi (de Mathurin Bolze), como uma pequena amostra do que faz atualmente nesta área.

Para esta primeira edição, a relação com o outro – seja este humano ou um objeto -, está no centro das escolhas apresentadas nesta Mostra.
Joana Ferreira e Manuela Jorge
[codireção, programação e gestão Centro Cultural da Malaposta /Minutos Redondos]

/
Ficha artística e técnica:
Criação e Interpretação JOÃO PAULO SANTOS
Cumplicidade Artística NATHAN ISRAËL
Apoio à Pesquisa e Qualidade do Movimento MARIE-ANNE MICHEL
Apoio à Criação ELSA CAILLAT
Composição Musical TIAGO CERQUEIRA
Desenho Luz ENZO GIORDANA
Produção, Difusão e Administração ANAÏS LONGIÉRAS – ERIC LE POTTIER
Fotografia PHILIPPE LAURENÇON
Produção CIE O ÚLTIMO MOMENTO
Coprodução e Residência TEATRO AVEIRENSE, AVEIRO, PORTUGAL; LE THÉÂTRE DE RUNGIS; LA CASCADE, PNC ARDÈCHE AUVERGNE RHÔNE-ALPES; L’AZIMUT, PNC ÎLE-DE- FRANCE; LE SIRQUE PNC NEXON NOUVELLE-AQUITAINE

/
Local, data e horário de apresentação:
Centro Cultural da malaposta
2O22 | SET 24
SÁB – 17H3O
35 MINUTOS
M/O8

/
Informações sobre bilheteira:
1O€ | DESCONTOS APLICÁVEIS
Classificação etária: M/8

/
Acessibilidade (do espaço ou da oferta artística):
Acessibilidade para visitantes com deficiências físicas ou motoras.

/
Link para site:

https://malaposta.pt/temporada-cruzada-mostra-outras-pistas/