Festival Internacional de Marionetas do Porto (fimp'22) > 7 a 16 outubro

Cruzamento disciplinar
Festival Internacional de Marionetas do Porto (fimp'22) > 7 a 16 outubro

DESCRIÇÃO

Ciências e Políticas da Matéria Animada III (terceira e última parte) - o mistério da vida é o subtema da 33.ª edição do FIMP.

"Nesta edição o fimp concluirá este tríptico dedicado às ciências e à política vistas através das marionetas e dos objetos animados.

É também a partir desta ideia de objeto inanimado passível de ser animado e de se tornar vivo, pelo menos percecionado como tal, que o programa desta edição pode ser vivido. O que define o vivo? O que separa o vivo do morto, e o morto do não-vivo? O que é estar vivo nas vidas que vivemos?

O morto e o vivo configuram, na sociedade contemporânea uma derradeira e inexorável condição binária. A marioneta, a matéria animada na sua ligação ancestral à magia, à religião e, mais tarde, às artes parece disposta a desafiar esta lei, pelo menos no campo simbólico. Não nos esqueçamos que uma das proezas mais extraordinárias das marionetas tradicionais é justamente a de matar a morte! Ao mesmo tempo, marionetas, máquinas ou zombies parecem transportar com leveza esta ambiguidade estrutural no seu caminho pelo Uncanny Valley.

O programa é muito diverso e importa também aproveitá-lo para (con)viver. Afinal um festival é uma festa!

Ao fimp’22 chegam-nos artistas da Eslovénia, Coreia do Sul, Espanha, Chéquia, Bélgica, Chile, Açores e, claro, de Portugal continental. Na mala, ou no camião trazem-nos propostas muito diferentes, muito pertinentes, carregadas de poesia e de inquietação. Estes artistas são homens e mulheres de grande talento e criatividade e o seu trabalho rigoroso e provocador merece a nossa curiosidade e a nossa atenção.

Neste festival há sempre lugar para aprender e experimentar e por isso no programa constam formações dirigidas a profissionais e outras experiências para os mais curiosos de todas as idades. Há também a oportunidade para conhecer trabalhos e ideias em construção na nossa já tradicional rubrica WIP.

Este Festival acontece em Outubro com a dedicação de toda a equipa do fimp ao longo do ano. É também graças às parcerias que se foram mantendo e criando que o público pode ter acesso ao trabalho dos artistas. A Câmara Municipal do Porto e o seu Teatro Municipal, A Câmara Municipal de Matosinhos e o Teatro Constantino Nery, o Teatro Nacional São João, o Coliseu Porto Ageas, o Teatro de Marionetas do Porto com o seu Teatro de Belomonte e o Teatro de Ferro, de acordo com a sua missão e escalas necessariamente distintas, são fundamentais para a concretização desta edição. O apoio sustentado do Ministério da Cultura - Direção Geral das Artes continua a ser central para a realização deste festival. Neste ano de dupla capicua, pois o fimp faz 33 em 22, novas parcerias internacionais foram postas em marcha, nomeadamente com o FIT - Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz e o Festival de Otoño de la Comunidad de Madrid para a apresentação do espetáculo de encerramento desta edição. A todos manifesto o meu apreço pelo trabalho desenvolvido em conjunto e o meu agradecimento por ajudarem a tornar realidade este sonho lúcido e coletivo chamado fimp.

E uma vez que é também dos grandes mistérios que se trata aqui, uma última nota de agradecimento (ainda mais pessoal) – à minha querida companheira Carla Veloso, que desafiei para a Direção de Projeto e Assistência de Programação no início deste ciclo que agora finda. Novas aventuras e desafios nos esperam - a todos nós!

E agora vamos ao fimp!"

Programação completa aqui.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

Data de início: 7 de outubro de 2022.

Data de fim: 16 de outubro de 2022.

Vários locais, Porto


MAIS INFORMAÇÕES

Travessa da Formiga nº 65, Espaço 1, Piso 1, 4300-207 Porto.

fimp.pt

www.facebook.com/2022Fimp

fim@fimp.pt

(+351) 223 320 419