'Factory of Disposable Feelings', de Edson Chagas > Programa Paralelo, 7 e 11 outubro, Hangar, Lisboa

Artes visuais
'Factory of Disposable Feelings', de Edson Chagas > Programa Paralelo, 7 e 11 outubro, Hangar, Lisboa

Uma conversa, uma visita-guiada e um workshop integram o programa Paralelo que acompanha a Exposição 'Factory of Disposable Feelings', do artista Edson Chagas, com curadoria de Ana Balona de Oliveira, patente no Hangar – Centro de Investigação Artística, Lisboa. O Programa Paralelo decorre nos dias 7 e 11 de outubro. A entrada é livre, mediante marcação prévia através de hangarcia.education@gmail.com


"O HANGAR através do Projeto de Participação no qual se insere o MINI-HANGAR, projeto educativo e artístico para crianças e jovens, estruturou um programa de visitas-guiadas e workshops às exposições, pensado para escolas de todos os níveis de ensino e jovens-adultos que frequentam o ensino artístico". 
 
Visita-Guiada à Exposição e Conversa (45 min.) e Workshop na Escola (1h30) | Atividade para Escolas do 1º, 2º, 3º ciclos, Ensino Secundário, Ensino Vocacional e projetos de Educação Não Formal
Visita-Guiada à Exposição e Conversa (1h a 1h30) | Atividade para o Ensino Artístico Especializado e Ensino Superior Artístico

Programa Paralelo | Exposição 'Factory of Disposable Feelings', de Edson Chagas


FICHA ARTÍSTICA

_ ARTISTAS: Edson Chagas 
_ CURADORA: Ana Balona de Oliveira 


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

_Conversa e Visita à exposição com a Curadora Ana Balona de Oliveira e o Artista Edson Chagas 
7 de outubro |
19h às 21h

_Masterclass | Leitura de Portfólios com jovens artistas*
11 de outubro de 2022 |
18h às 22h


HORÁRIOS

_Conversa e Visita à exposição com a Curadora Ana Balona de Oliveira e o Artista Edson Chagas 
7 de outubro |
19h às 21h

_Masterclass | Leitura de Portfólios com jovens artistas*
11 de outubro de 2022 |
18h às 22h


CONTACTO

_ Hangar – Centro de Investigação Artística
Rua Damasceno Monteiro 12 (Graça)
E. geral@hangar.com.pt 
T. +351 934 155 100


MAIS INFORMAÇÕES

https://hangar.com.pt/


BIOGRAFIAS

_ Ana Balona de Oliveira é historiadora de arte e curadora. É Investigadora Auxiliar (FCT CEEC 2017) no Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH-NOVA), onde co-coordena a linha de investigação ‘Transnational Perspectives on Contemporary Art’. É doutorada em História de Arte (Moderna e Contemporânea) pelo Courtauld Institute of Art, Universidade de Londres (2012), e recebeu bolsas de doutoramento (2008) e de pós-doutoramento (2012) da FCT, Portugal. A sua investigação incide sobre narrativas coloniais, anti- e pós-coloniais, migração e globalização na arte contemporânea de países ‘lusófonos’ e outros, numa perspetiva feminista, interseccional e descolonial. Tem lecionado e publicado extensamente em Portugal e no estrangeiro (Nka, Third Text, African Arts, etc.) e comissariou várias exposições individuais e coletivas em Londres, Guimarães, Lisboa e Luanda, nomeadamente de António Ole, Ruy Duarte de Carvalho, Edson Chagas e ngela Ferreira, entre outros.

_ Chagas nasceu em 1977 em Luanda, Angola, e vive entre Angola e Portugal. Estudou fotografia na Universidade do País de Gales em Newport (2008); London College of Communication (2007); e Escola Técnica de Imagem e Comunicação de Portugal (2002) e Centro Comunitário de Arcena (1999). Em 2013, a série Found Not Taken de Chagas foi exibida em Luanda, Cidade Enciclopédica, Pavilhão de Angola na 55a Bienal de Veneza, ganhando o Leão de Ouro de melhor pavilhão nacional. A série posteriormente apareceu nas exposições inaugurais no Zeitz Museum of Contemporary Art Africa, Cape Town (2017). Foi um dos três artistas finalistas do 11o Prémio Novo Banco de Fotografia, com exposição no Museu Coleção Berardo, Lisboa (2015). Ele está entre os ganhadores do African Art Award 2018 apresentado pelo Smithsonian National Museum of African Art, Exposições individuais ocorreram no Kunst Haus Wien, Viena (2016); Instituto Camões – Centro Cultural Português, Luanda (2014); Belfast Exposed Photography (2014) e Memorial Agostinho Neto, Luanda (2013), além de duas individuais na Stevenson (2014 e 2019), uma individual na Apalazzo Gallery (2013) e uma individual na Insofar Art Gallery (2021) . Chagas participa da 8a Trienal de Fotografia de Hamburgo (2022). Ele já participou de exposições coletivas notáveis, incluindo Shifting Dialogues: Photography from The Walther Collection na Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen (2022); Cosmologias Africanas: Fotografia, Tempo e o Outro, 18a Bienal FotoFest, Houston (2020); Noite da Travessia: Identidades Regionais X Contexto Global, Museu de Arte Contemporânea de Detroit (2019); IncarNations: Arte Africana como Filosofia, BOZAR Centre for Arts, Bélgica (2019); Máscara – A Arte da Transformação, Kunstmuseum Bonn (2019); 6a Bienal de Fotografia de Daegu (2018); Da África para as Américas: Picasso face a face, Passado e Presente, Museu de Belas Artes de Montreal (2018); Galeria Nacional da Trienal de Vitória (2017); Espaços Desconstruídos, Memórias Pesquisadas, 11o Rencontres de Bamako, Mali (2017); Histórias Recentes – Nova Fotografia Africana, The Walther Collection, Neu-Ulm, Alemanha (2017); Disguise: Máscaras e Arte Global Africana, Museu de Arte de Seattle e outros locais (2015-16); Nova Fotografia: Oceano de Imagens, Museu de Arte Moderna, Nova York (2015); The Divine Comedy: Heaven, Purgatory and Hell Revisited by Contemporary African Artists, MMK Frankfurt, Smithsonian National Museum of African Art em Washington DC e outros locais (2014-15); Journal, Institute of Contemporary Arts, Londres (2014); NO FLY ZONE, Quilometragem Ilimitada, Museu Coleção Berardo, Lisboa (2013); Trânsito, OCA, São Paulo (2013); Festival de Artes Visuais RAVY, Yaoundé (2012); Future-makers, LVR-LandesMuseum, Bonn (2012); e a 2a Trienal de Luanda (2010).