“Novos olhares sobre a gestão dos bens culturais” vão estar em debate, no final do mês, no Atelier-Museu Júlio Pomar

O Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser organiza a segunda edição de “O Público vai ao Teatro - Encontros sobre governança cultural participativa”, nos dias 25 e 26 de outubro, no Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa, com o apoio da Direção-Geral das Artes. As inscrições estão abertas. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDsJxw6-WvB0NVTdmaVOkGVCYWxE_a...
“Nesta segunda edição dos Encontros, será abordado o tema da governança cultural participativa, convocando entendimentos e práticas emergentes que nos devolvem novos olhares sobre a gestão dos bens culturais.
A noção de ‘governança’ integra todos os processos governativos, podendo envolver uma multiplicidade de agentes e instrumentos na construção de uma sociedade organizada. Sendo o Governo o modelo mais formal de governança, são múltiplas as possibilidades de articulação entre poder público, sector privado e sociedade civil nos processos de criação e manutenção de normas e instituições sociais.
Nas décadas mais recentes, os sistemas de governança pública tradicional e orientada para o mercado mostraram-se inadequados para responder aos crescentes desafios políticos, sociais, culturais e ambientais. Reclama-se uma reorientação social e participativa do exercício da política, que aproxime os cidadãos dos processos de governança e tomada de decisão.
Também no setor cultural se verifica o aparecimento de experiências colaborativas que desafiam os modelos tradicionais de governança cultural. Práticas colaborativas, organizações não-hierárquicas, novos modelos institucionais, redes descentralizadas e participação cívica nos processos de tomada de decisão concorrem para um entendimento da cultura como partilha de recursos numa perspetiva do comum”.
PROGRAMA
INSCRIÇÕES
MAIS INFORMAÇÕES
Data de publicação: 14-10-2022
