CONVERSAS COM DANÇA: DANÇAR NO ALENTEJO, pela PedeXumbo, 22 outubro, Évora

Dança
CONVERSAS COM DANÇA: DANÇAR NO ALENTEJO, pela PedeXumbo, 22 outubro, Évora

pedexumbo

Sinopse:
Que estruturas, coreógrafos e bailarinos habitam o Alentejo?

Há espaço para a dança no Alentejo? Como poderá esta ser mais valorizada num território tão vasto e com pouca densidade populacional?

Afinal dança-se no Alentejo? Quem dança? E o que se dança por cá?

O Alentejo é muitas vezes, incorretamente, associado apenas ao cante e em alguns territórios ao teatro, mas poucas vezes se fala de dança. Sabemos que a dança nem sempre foi prática profissional e artística desta área mas também sabemos que sempre fez parte de momentos de celebração e do dia-a-dia.

Dançou-se, durante muitas décadas, de uma forma informal sem qualquer pretensão artística e continua-se a fazê-lo nos muitos “bailaricos” que existem em todas as terras que compõem o Alentejo. E por tal, podemos afirmar que no Alentejo muito se dança?

Nesta conversa queremos saber mais sobre esta forma de dançar comunitariamente mas também perceber que outro espaço há para a dança, artisticamente falando, no Alentejo.

Quem por cá anda e como a dança é abordada, programada e dançada por quem habita este território.

A conversa será moderada por Helena Rocha (Direção Regional de Cultura do Alentejo) e terá a participação da Paula Garcia (Coordenadora da Equipa de Missão da Candidatura “Évora Cidade Candidata a Capital Europeia 2027), da Natércia Kuprian (autora do Caderno de Danças do Alentejo – Margem Esquerda do Guadiana, vol.2) e do César Silveira (Diretor do Musibéria - Centro de criação, investigação e difusão da diáspora da cultura ibérica).

Apoio: Direção regional Cultura do Alentejo | DGArtes | República Portuguesa - Cultura | Câmara Municipal de Évora

/
Local, data e horário de apresentação:

Conversas com Dança

ed. 5 || DANÇAR NO ALENTEJO.

22 outubro | 15h

na Pousada da Juventude (Largo d’Álvaro Velho), em Évora

+ info pedexumbo.com/conversas-com-danca/

/
Link para site:
www.pedexumbo.com