DUAS PEÇAS DE XADREZ, de Joãozinho da Costa, 29 e 30 outubro, Odivelas

Teatro
DUAS PEÇAS DE XADREZ, de Joãozinho da Costa, 29 e 30 outubro, Odivelas

©Fotografia JOANA LINDA

Sinopse:
Flaviano e Quintino são dois irmãos que, após a morte do pai, mergulham no submundo do crime e do consumo excessivo de drogas. Os irmãos têm em comum a descrença e a tristeza profunda pela perda da figura paterna. Flaviano, que foi preso por assalto, acaba por reencontrar o irmão na cadeia, um encontro que dura apenas alguns minutos. “Duas Peças de Xadrez” é a primeira encenação de Joãozinho da Costa, que foi o protagonista de “A Rapariga Mandjako” de Rui Catalão, uma peça inspirada em episódios da sua história de vida. 

/
Ficha artística:
Criação JOÃOZINHO DA COSTA
Interpretação JOÃOZINHO DA COSTA, LUÍS MUCAURO E ROLAISA EMBALÓ
Apoio à Criação MADIU FURTADO
Apoio à Dramaturgia RUI CATALÃO
Luz JOÃO CHICÓ
Fotografia JOANA LINDA
Coprodução CÂMARA MUNICIPAL DA MOITA – CEA
Apoios RUA DAS GAIVOTAS 6 E SELF-MISTAKE 

Bios
JOÃOZINHO DA COSTA
 é ator e encenador, nascido em 1991 em Cacheu, Guiné-Bissau. Formado em Artes Visuais e Turismo no Barreiro. Ingressou no Ensino Superior no curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Atualmente é presidente da ARTEPOLÓN ASSOCIAÇÃO. Está no elenco de “Anda, Diana”, de Diana Niepce. Atuou na peça “Interior”, de Tiago Vieira. Em 2020 escreveu e dirigiu a sua primeira peça: “Duas Peças de Xadrez”, baseada numa história verídica. No cinema atuou na curta-metragem “Nha Sunho”, de José Magro (2020). Protagonista de “A Rapariga Mandjako”, de Rui Catalão, inspirada em episódios da sua história de vida. Integra o elenco da peça “MAL – Embriaguez Divina”, de Marlene Monteiro Freitas. Participou das peças “E Agora Nós”, “Assembleia”, “Jornalismo, Hipnotismo, Amadorismo” e “Último Slow”, de Rui Catalão. Atuou em “Histórias em Viagem”, de António Oliveira e Julieta Rodrigues. Concluiu a formação de atores da Guilherme Cossoul (2019), com o espetáculo “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em Seu Jardim” encenado por Vicente Morais. Trabalhou com o ator/realizador/performer Welket Bungué na sua criação “Não, Somos Daqui”. 

LUÍS MUCAURO é ator, nascido em 1990 na Beira, Moçambique. É protagonista da peça “Duas Peças de Xadrez”, de Joãozinho da Costa. Representou Portugal no Instituto Português de Desporto e Juventude, como voluntário. Participou na Oficina Artística de Zia Soares e Miguel Sermão. Protagonizou a peça “Medo a Caminho”, de Rui Catalão, inspirada na sua vida. Integrou o elenco de “Assembleia”, “E Agora Nós”, de Rui Catalão. Integra a ARTEPOLÓN ASSOCIAÇÃO. 

ROLAISA EMBALÓ é atriz, nascida em 1997 em Portugal. É formada em Línguas e Humanidades. Atua na peça “GIRLS LIKE THAT”, de Carina Silva. Colaboradora artística de “O Laranjal”, de Beatriz Garrucho. Antagonista da peça “Duas Peças de Xadrez”, de Joãozinho da Costa. Em 2019 integrou a equipa do projeto “Meio no Meio”, com produção da ArtemRede, como mediadora, tendo como objetivo a promoção de ações de sensibilização e captação de participantes, bem como a ligação dos mesmos com a equipa artística e de produção do projeto. Integrou o elenco de performers da criação “Não, Somos Daqui”, de Welket Bunguê, performance que reuniu artistas da diáspora africana em Lisboa. Fez o curso de Formação de Atores da Guilherme Cossoul no Polo das Gaivotas. Protagonizou a curta-metragem “O Que Sobrou de Mim”, de Madiu Furtado, tendo vivido uma personagem com depressão puerperal. Integrou o elenco de “Jornalismo, Hipnotismo e Amadorismo” e “Último Slow”, de Rui Catalão. 

/
Local, datas e horários de apresentação:
Centro Cultural da malaposta
2O22 | OUT 29 e 3O
SÁB – 2OH3O
DOM – 16H3O
SALA EXPERIMENTAL

/
Informações sobre bilheteira:
10€  | DESCONTOS APLICÁVEIS
M/14

/
Acessibilidade (do espaço ou da oferta artística):
Acessibilidade para visitantes com deficiências físicas ou motoras.

/
Link para site:

https://malaposta.pt/teatro/duas-pecas-de-xadrez/