O Significado de Tudo, pela Marionet, 4 e 5 novembro, Coimbra

Teatro
O Significado de Tudo, pela Marionet, 4 e 5 novembro, Coimbra

video Stills de Tiago Cerveira

SINOPSE:
O Significado de Tudo é a terceira criação de um tríptico dedicado ao tema-chapéu Sistemas, após A Glândula Secreta (2017) e O Limbo Empático (2018). O primeiro espetáculo incidiu sobre o tema dos sistemas corporais, o segundo sobre sistemas de inteligência artificial, este terceiro é sobre sistemas de conhecimento do mundo.

Na relação do nosso trabalho artístico sobre a ciência temos incidido a pesquisa sobre esta a um nível disciplinar (p.ex. astronomia, física, neurociências, ecologia). Após 22 anos de atividade artística relacionada com variados campos da ciência, parece-nos oportuno uma reflexão a um nível mais abrangente sobre as diferenças, semelhanças e interseções entre estas duas grandes áreas do conhecimento. E partimos precisamente daqui, desta ideia da arte como modo de conhecimento. A pesquisa artística e a pesquisa científica são dois modos complementares de descoberta e transformação do mundo, cada uma com os seus métodos e as suas linguagens. Tanto a Arte como a Ciência constituem sistemas complexos que vão evoluindo com o tempo. Neste momento do mundo em que a produção de conhecimento de um e outro sistema ainda têm limites relativamente bem estabelecidos, importa-nos pesquisar (como já temos vindo a fazer) os pontos em que esses limites se esbatem, onde as fronteiras são menos definidas. A partir de pequenas experiências realizadas em palco, tentamos contribuir para o conhecimento de partes do todo de que compõem o mundo e as nossas existências. A nossa pesquisa focou-se (de modo pouco original, mas urgente) na nossa perceção das transformações aceleradas que o planeta em que vivemos está a atravessar, e de como estamos a reagir a essas mudanças. Olhamos para o passado, o presente, o futuro, para o temporário e o intemporal, o humano e o não humano. Falamos de enciclopédias, sobrescritos, argila, CO2, criptomoeda, dinossauros, bicicletas, linguagem, e de muitas outras coisas que constroem e destroem. Fizemos uma canção que nos dá prazer cantar.

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FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Discussão e Ideias Carolina Andrade, Catarina Moita, Luísa Neves Soares, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Pedro Sousa Raposo, Zé Ribeiro Texto Carolina Andrade, Catarina Moita, Mário Montenegro, Zé Ribeiro Encenação Mário Montenegro
Intérpretes Carolina Andrade, Catarina Moita, Zé Ribeiro
Cenografia, Figurinos e Imagem Pedro Andrade
Vídeo Luísa Neves Soares e Pedro Sousa Raposo
Banda Sonora Original e Sonoplastia Marcelo dos Reis
Desenho de Luz e Direção Técnica Guilherme Pompeu
Penteados Carlos Gago — Ilídio Design Cabeleireiros
Direção de Produção e Fotografia Francisca Moreira
Produção Executiva Vicente Paredes
Vídeo Promocional Tiago Cerveira
Registo de Vídeo João Cunha
Coprodução Marionet | Teatro Académico de Gil Vicente
Apoio Teatro Académico de Gil Vicente, República Portuguesa - Cultura / DGArtes, Câmara Municipal de Coimbra, MAFIA — Federação Cultural de Coimbra, Ilídio Design, Rádio Universidade de Coimbra, CEARTE — Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património
Agradecimentos: Laura Corga

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LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
TAGV — Teatro Académico de Gil Vicente, nos dia 4 e 5 de novembro às 21h30
sessão para escolas dia 4 de novembro, às 15h00.

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INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Bilhetes | €7 / €5 desconto estudante, < 25 anos, > 65 anos, Profissionais do Espetáculo, Desempregado, Rede Alumni UC, Comunicade UC, Alliance Française, Cartão FNAC, O. A. Região Norte, O.E. Região Centro, Serviços Sociais CGD, grupos de de 10 ou mais pessoas Sessão para escolas 4 de novembro de 2022 | 15h00 Bilhetes | €2 
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Maiores de 12

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ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
Acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

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LINK PARA SITE:
HTTP://WWW.MARIONETEATRO.COM/