"Reading Against The Grain" exposição de Rudolfo Quintas, 10 novembro, Lisboa [Inauguração]

Cruzamento disciplinar
"Reading Against The Grain" exposição de Rudolfo Quintas, 10 novembro, Lisboa [Inauguração]

DESCRIÇÃO:

Reading Against The Grain é uma investigação artística que escrutina o impacto dos media na saúde mental. Esta relação é especulada através de um corpo de trabalho constituído por data paintings, desenhos e esculturas criados com algoritmos que leem notícias e obras que inventam as suas próprias notícias, traduzindo, expressando e apresentando narrativas visuais de sistemas complexos intangíveis.

Quintas tem vindo a desenvolver um estudo sobre o excesso de informação, por vezes incorrecta e sobre informações que distorcem a verdade, influenciando a opinião pública e comportamentos sociais e a sua relação com o impacto na saúde mental desde 2018. A pesquisa tem sido baseada na recolha de dados em grande escala de meios de comunicação social, redes sociais e sistemas de comunicação escrita por inteligência artificial.

Este processo de trabalho tem originado obras de arte digital como News Feed (2019), Keystones I,II,III,IV (2019) e Portugal In The Clouds (2021) desenvolvidas a partir da criação de sistemas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) em colaboração com cientistas de dados e programadores de visualização de informação.

PLN refere-se ao campo da linguística e das ciências da computação, e mais especificamente, ao ramo da inteligência artificial que permite aos computadores compreenderem texto e palavras faladas da mesma forma que os humanos conseguem. Quintas explora esta ligação com a ciência, traduzindo informação semântica em sentimento para revelar a carga emocional de notícias, ou obras que distorcem deliberadamente a verdade. Estes mapeamentos expressam representações da sociedade incompreensíveis e invisíveis à nossa percepção.

Os seres humanos estão a transitar em grande velocidade de um período no qual utilizam sistemas para operar informação, para uma fase em que são os sistemas que nos leem e operam. Esta transição coloca-nos em constante modo performativo reduzindo o nosso tempo para refletirmos sobre o passado e a memória como alicerces para o futuro. Em Reading Against The Grain são apresentadas um conjunto de novas obras generativas e algorítmicas de carácter digital em interligação com um conjunto de peças físicas, nas quais bases de dados, datasets e fluxos de informação ganham uma leitura tangível, estabelecendo um diálogo entre performatividade e memória.

O título da exposição é pedido emprestado à técnica que sugere que ler contra-corrente é uma leitura alternativa e resistente a determinado texto, examinando as crenças e atitudes que normalmente não são evidentes num texto, chamando a atenção para as lacunas, preconceitos e contradições. Nesta exposição foram criadas obras a partir de uma análise contracorrente e resistente sobre os dados de origem, como por exemplo a tradução e expressando o sentimento de notícias em imagens de mapeamento emocional. Uma abordagem quase forense à informação para debater a responsabilidade dos media e das plataformas na nossa saúde mental.

/
Ficha Artística e Técnica:

Concepção e Direcção Artística e Técnica: Rudolfo Quintas
Programação: Joan Sandoval, Nir Elbaz, David Rau
Colaboração Sonora: Mario Da Motta Veiga
Direcção Galeria Foco: Benjamin Gonthier
Assistência de Produção Galeria Foco: Eva Slaba.
Apoios: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação;  Produção: Challenge Silence.

/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Grátis
+6

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Galeria Foco
Rua Antero de Quental 55A, Lisboa

Inauguração:
Quinta-feira dia 10 de Novembro, 18:00

Horário de Exposição:
De 10 Novembro a 23 Dezembro das 14:00h às 19:00h
Encerra aos Domingos e Segundas.

Visitas Guiadas:
Sábado dia 12 de Novembro das 16h00-18h00.

/
LINK PARA SITE:
www.rudolfoquintas.com