"Encontro Contemporâneo JOP 2022 - The Back Sessions", pela Jovem Orquestra Portuguesa, 13 novembro, Algés

Música
"Encontro Contemporâneo JOP 2022 - The Back Sessions", pela Jovem Orquestra Portuguesa, 13 novembro, Algés

Jovem Orquestra Portuguesa

Conhecer a noção de música concreta (conceito de Pierre Schaeffer) e "vivenciar os diferentes tipos de escuta imersos numa situação acusmática" através de uma experiência "intrigante" é o principal objetivo do concerto final do "Encontro Contemporâneo JOP 2022 - The Back Sessions", uma iniciativa da Jovem Orquestra Portuguesa. O concerto realiza-se no dia 13 de novembro, pelas 17h, na Sede da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), em Algés. A entrada é livre, mediante reserva para reservas@ocp.org.pt ou +351 910 931 982.

A JOP é um projeto da OCP dedicado aos jovens músicos de todo o país. Lançada em 2010 pelo maestro e solista internacional Pedro Carneiro (em conjunto com a equipa da OCP e o apoio da Linklaters Portugal), a JOP tem vindo a apresentar-se em diversas cidades portuguesas e tem participando em todas as edições dos Dias da Música em Belém, primeiro no Espaço Música Livre, e, desde 2015, no Grande Auditório do CCB, estreando-se com a "Sagração da Primavera", de Stravinsky. Também desde 2015, tem participado no Lisbon Music Fest. 

Em 2014, com o convite para se apresentar no Festival de Kassel, na Alemanha, assistimos à internacionalização da JOP. "Fruto do assinalável sucesso da prestação da orquestra, a presença em Kassel repetiu-se no ano seguinte, em 2015. Esta segunda digressão à Alemanha, incluiu ainda a estreia da JOP no Festival Young Euro Classic, com um concerto no mítico Konzerthaus de Berlim".  
 

 

 

A Jovem Orquestra Portuguesa é apoiada pela Direção-Geral das Artes