Orquestra de Jazz de Leiria + Gisela João, 19 novembro, Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

Música
Orquestra de Jazz de Leiria + Gisela João, 19 novembro, Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

Gisela João . © Rudolfo Magalhães

“A Orquestra Jazz de Leiria (OJL), um projeto da autoria do músico César Cardoso, surgiu em fevereiro de 2011 com o objetivo de criar uma formação de qualidade que reunisse os músicos da região que se dedicassem à prática de este estilo de música.

O repertório engloba desde os clássicos de Count Basie, Duke Ellington, Thad Jones, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra, a compositores contemporâneos como Mário Laginha, Bob Brookmeyer, Maria Schneider, Claus Nymark, César Cardoso, Pedro Moreira, Tomás Pimentel, Bernardo Sassetti, Pedro Nobre entre outros.

As colaborações com convidados foram muito bem recebidas pelo público. Concertos anteriores contaram já com a participação de Vânia Fernandes, David Fonseca, Maria João, Herman José, Luísa Sobral, Áurea, Tiago Bettencourt, Pedro Abrunhosa, Ana Bacalhau, Camané, Sara Tavares, António Zambujo, Jorge Palma, Simone de Oliveira, Miguel Araújo e Salvador Sobral com arranjos da autoria de membros da orquestra.

A atividade da OJL vai ainda mais além, participando regularmente em outros concertos de iniciativa própria, de cariz social e de outras entidades, como o Espetáculo Solidário para Pedrogão Grande a favor das vítimas dos incêndios, a Gala ‘Cenoura na calçada’, a favor da causa do João Silva. Destaca-se também as participações nos eventos ‘Há música na cidade’, organizado pelo Jornal de Leiria, o festival ‘A Arte da Big Band’, que reúne anualmente em Lisboa formações do género de toda a Europa, Bienal Ibéria do Património Cultural (Valladolid), Festival MeaJazz e na Gala de abertura de ‘Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022’.

Em 2021 a Orquestra Jazz de Leiria lança o seu primeiro disco que comemora 10 anos de existência. O disco ‘Dez’ (disco duplo) conta com a participação de 14 diferentes convidados e foi editado pela Sony Music.
 
A OJL escolhe artistas de diversas áreas musicais, e para este concerto escolheu Gisela João, uma das grandes fadistas em Portugal.
Como vem sendo hábito para cada concerto, também para este espetáculo serão feitos arranjos específicos e originais para a OJL por membros da orquestra o que faz com que o espetáculo seja ainda mais único e especial.

A direção artística está a cargo de César Cardoso”.
 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

José António Lopes, Ivan Silvestre | sax alto e soprano
Vítor Lopes, João Cunha | sax tenor
Bruno Homem | sax barítono
Diogo Pedro, André Rocha, Cláudio Pinheiro, João Ferreira | trompete
Rúben da Luz, Nuno Carreira, Rui Correia | trombone
Daniel Marques | tuba
Paulo Santo | vibrafone
Adelino Oliveira | guitarra
Pedro Nobre | piano
Diogo Dias | contrabaixo
João Maneta | bateria


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

19 novembro 2022, 21h30 
Teatro José Lúcio da Silva, Leiria


+ INFO

www.teatrojlsilva.pt
 


Espetáculo apoiado pela Direção-Geral das Artes / RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses