48.º Festival Estoril Lisboa - Festival no Outono, pela AIMCE, 24 novembro a 14 dezembro

Música
48.º Festival Estoril Lisboa - Festival no Outono, pela AIMCE, 24 novembro a 14 dezembro

Comemorações e ficções

"Vamos concluir um ciclo de comemorações históricas que, iniciado em 2017 com a encomenda da Cantata Vera Cruz, sobre a carta de Pêro Vaz de Caminha a D. Manuel I, passou pelo Centenário do fim da I Guerra Mundial, através do Requiem pela aurora de amanhã e Te Deum em louvor da Paz, continuando, até hoje, com o V Centenário da Circum-navegação da Terra e o V Centenário da morte de D. Manuel I, estímulos para a criação de Peregrinações sobre a obra de Fernão Mendes Pinto, Magalhães, Novas flores de música, 2020, Requiem pelo Venturoso, Alma e Magnificat Manuelino, obras encomendadas aos compositores portugueses Nuno Côrte-Real, João Madureira, Eurico Carrapatoso, Vasco Negreiros, Tiago Derriça, João Vaz e João Santos, enriquecedoras do património do festival como nunca tinha sucedido.

Quer isto dizer que é preciso comemorar um facto histórico para estimular a criação? A criação é um acto espontâneo ou reflectido que depende de múltiplos factores. No entanto, a voragem e a vertigem em que a sociedade passa pelo presente, por vezes não deixa espaço à consciência do nosso passado, apesar da informação, que nos chega com a visão de quem a escreve, permitir que, esporadicamente, entre a ficção… 

É, por esta razão, que o 48º Festival Estoril Lisboa fará a estreia absoluta de Encontro Improvável, obra encomendada a João Godinho, na qual se ficciona o encontro entre D. Manuel I e Juan Sebastián Elcano, uma vez concluída a viagem de circum-navegação da Terra iniciada por Fernão de Magalhães. E porquê? Pela curiosidade de D. Manuel em saber (apesar de já ter morrido…) como correu a viagem que “delegou” no seu sobrinho-genro (ou na sua filha Isabel)? Pela relação familiar de D. Manuel com o Imperador Carlos V de Espanha, financiador da epopeia, de quem era tio e sogro, numa contínua tentativa de unidade peninsular e imperial? Assuntos de família? D. Manuel tinha casado com duas filhas dos Reis Católicos, avós de Carlos V. Do primeiro casamento com Isabel, nasceu Miguel da Paz em quem se iriam depositar as três coroas da península. A sua morte prematura, com menos de dois anos, e a de sua mulher, propicia o segundo casamento, desta vez com a cunhada Maria, de quem nasce Isabel de Portugal, considerada a mulher mais bela da Europa (o retrato de Tiziano fala por si…), irmã de João III, que casará com Carlos V e se transformará em Imperatriz do Sacro Imperio Romano-Germânico e Rainha de Espanha. Dela nascerá Filipe I de Portugal, neto de D. Manuel, sobrinho e primo de João III. Quanta vontade, quanta tentativa de unidade que as circunstâncias (sempre elas…) impediriam. Ficção? Talvez.

É neste quadro que concluímos a comemoração de um ciclo épico que, à luz da história e da tecnologia, nada deve as viagens espaciais de hoje. Mas, outras já se avizinham e ao seu tempo serão conhecidas. Entretanto, o programa do festival comemora, também, os 60 Anos dos Cursos Internacionais de Música do Estoril, de tão ampla e profícua relevância no desenvolvimento artístico da música em Portugal, tendo como imagem o desenho dos cursos criados em 1962. Bem-haja!" (Associação Internacional de Música da Costa do Estoril)


PROGRAMA

www.festorilisbon.com


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

24 de novembro a 14 dezembro – Festival no Outono
Estoril


BILHETEIRA 

Desde 8.00 a 15.00 euros
Descontos de 50% para menores de 25 e maiores de 65
www.Ticketline.sapo.pt


MAIS INFORMAÇÕES

www.festorilisbon.com

 

 


Apoio: DGARTES.