“Vampires in Space”, de Pedro Neves Marques, recebeu mais de 67.000 visitantes em Veneza

artes visuais
Bienal de Veneza / Artes Visuais

Raul Betti

Terminou este domingo, dia 27 de novembro de 2022 a representação oficial portuguesa na 59.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza com o projeto “Vampires in Space”, de Pedro Neves Marques, apresentado pela dupla de curadores João Mourão e Luís Silva. O projeto, com a forma de uma instalação narrativa, transformou, em parte, a arquitetura gótica do Palazzo Franchetti numa inesperada nave espacial, dentro da qual a existência melancólica, dramas e rotinas de cinco passageires se desenrolaram, durante uma longa viagem, de séculos, a um planeta longínquo.

Profissionais da área, estudantes e investigadores, famílias e público em geral, vindos de todo o mundo, compõem o conjunto dos 67 mil visitantes que visitaram a Exposição em Veneza. Para além desta notável afluência de visitas foram também muitos os testemunhos deixados sobre a obra de Pedro Neves Marques, quer no âmbito deste projeto de representação, quer sobre a polivalência da sua carreira de artista, poeta e cineasta.

O projeto também incluiu um programa público com curadoria de Filipa Ramos - uma plataforma discursiva para mediar e discutir os temas explorados em Vampires in Space através de um conjunto de filmes, música, performances e palestras. Num esforço de criar maior acessibilidade e descentralização das artes visuais, este programa integrou vários locais dispersos pelo território nacional : Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel, Açores), Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães).
A publicação do projeto, será editada e distribuída muito brevemente pela Sternberg Press. Vampires in Space vai agora ser apresentado no recém-renovado Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, e a itinerância continua com apresentações na Haus der Kunst em Munique e no Pivô, em São Paulo.

Sob o tema “The Milk of Dreams” (“O Leite dos Sonhos”, em tradução livre), a 59.ª Bienal de Arte de Veneza dedicada à arte contemporânea abriu ao público a 23 de abril e encerrou este domingo, registando um recorde de visitas. A maioria dos visitantes, 59%, são estrangeiros, e os restantes, 41%, italianos. Cerca de um terço do total de visitantes são jovens.

 

_
Pode continuar a acompanhar a circulação nacional e internacional do projeto aqui
www.vampiresinspace.pt

https://www.instagram.com/vampiresinspace.pt/

 

 

_
Pavilhão de Portugal na Bienal de Artes de Veneza

Organização e comissariado: Ministério da Cultura de Portugal - Direção-Geral das Artes

23 abril _ 27 novembro :: VENEZA

 

 

 


Data de publicação: 28-11-2022


 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: