"Zoo Story", 3 dezembro, Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

Teatro
"Zoo Story", 3 dezembro, Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

“Zoo Story” é “um encontro raro entre públicos que têm diferentes necessidades e expectativas e que reconhecerão na prática teatral o seu espaço de representatividade, afirmação e sentimento de pertença”. Em “Zoo Story”, a palavra dita é substituída pela palavra gestuada, através da interpretação de dois intérpretes surdos, cujo processo de casting se iniciou em fevereiro de 2022, numa oficina teatral dirigida a intérpretes surdos, realizada no Teatro Nacional D. Maria II.

O espetáculo ― com texto de Edward Albee, direção de Marco Paiva, cenografia de F. Ribeiro e figurinos de José António Tenente ― sobe ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, Leiria, no dia 3 de dezembro, às 21h30 (em Língua Gestual Portuguesa, legendado em português e com audiodescrição).


SINOPSE

Um grupo de pessoas à procura de uma maneira de se relacionar com um espetáculo.

Espetáculo em Língua Gestual Portuguesa
Todo o espetáculo é legendado em português e tem audiodescrição

“Num espaço indefinido dá-se um encontro. Afirma-se a necessidade de comunicação e entendimento, dispensando a retórica. A partir daqui o conflito escrito por Albee entre as personagens Peter e Jerry abre-se à plateia. Já não é uma personagem que procura outra, é um grupo de pessoas sentadas numa sala de teatro, à procura de uma forma de se relacionar com um espetáculo. A única morte é a de Jerry, mesmo no final da peça. Tudo o resto é futuro.
Se a peça de Albee mostrava o encontro involuntário entre dois homens que expunham no seu diálogo conceitos como o isolamento, a solidão, a segregação e a desumanização das sociedades modernas, esta criação parte para um trabalho em torno da falência da norma, procurando encontrar uma salvação para as relações humanas na desmistificação e exploração de outras formas de comunicar.
A palavra dita é substituída pela palavra gestuada, através da interpretação de dois interpretes surdos, cujo processo de casting se iniciou em fevereiro de 2022 numa oficina teatral dirigida a intérpretes surdos, realizada no D. Maria II.
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) não se limita a interpretar uma tradução do português escrito. Assume a sua liberdade e trabalha o sentido poético do texto original.
Zoo Story é uma proposta de reconhecimento da diversidade como um espaço facilitador de encontros, enquanto questiona o teatro que se encerra no dogma, na convenção estética e formal. Um encontro raro entre públicos que têm diferentes necessidades e expectativas e que reconhecerão na prática teatral o seu espaço de representatividade, afirmação e sentimento de pertença”.
 


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

texto Edward Albee
direção Marco Paiva
cenografia F. Ribeiro
figurinos José António Tenente
desenho de luz Nuno Samora
sonoplastia José Alberto Gomes
assistente de encenação Bárbara Pollastri
Videoarte Mário Melo Costa
tradução para LGP Carlos Martins
produção executiva Nuno Pratas – Culturproject
coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Terra Amarela, Cine-Teatro Louletano, Centro de Artes
de Águeda, Centro Cultural Vila Flor e Culturproject
parceria Fundação GDA, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Projeto financiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes / RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

03 dezembro 2022, 21h30 
Teatro José Lúcio da Silva, Leiria


MAIS INFORMAÇÕES

www.teatrojlsilva.pt