DGARTES apresenta o Repositório Digital do Programa Nacional Saber Fazer

apoio às artes

A Direção-Geral das Artes vai apresentar o Repositório Digital Saber Fazer, no próximo dia 16 de dezembro de 2022, às 17h30, no Museu de Arte Popular. A apresentação contará com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro e do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

O Repositório Digital organiza, relaciona e dá acesso a informação sobre materiais naturais, os artesãos e as tecnologias que os transformam e os locais onde podemos ganhar mais conhecimento sobre as práticas, como museus, instituições ou eventos periódicos. Os conteúdos são apresentados numa linguagem acessível e com navegação intuitiva, com vários níveis de interesse e profundidade sobre cada temática.

Deve confirmar a sua presença para o e-mail: info.saberfazer@dgartes.pt
 

[SOBRE O PROGRAMA NACIONAL SABER FAZER]

O Programa estabelece uma Estratégia Nacional para o Saber Fazer, definindo as medidas de salvaguarda, o reconhecimento e o desenvolvimento sustentável da produção artesanal, como forma de afirmação da marca identitária do País.

A sua missão — cuja implementação está prevista para 2022-25 em todo o território nacional — é transformar as artes e ofícios num sector aberto, informado e autónomo que desempenha um papel ativo na cultura e sociedade contemporâneas.

Entre as primeiras medidas a implementar pelo Programa a mais estruturante é o Repositório do Saber Fazer, que pretende reunir e disseminar conhecimento sobre a produção artesanal tradicional através de uma plataforma digital. Esta plataforma organiza, relaciona e dá acesso à informação sobre materiais naturais, os artesãos e as tecnologias que os transformam e os locais onde podemos ganhar mais conhecimento sobre as práticas, como museus, instituições, oficinas e centros interpretativos. Esta fase integra ainda a criação de seis Rotas do Saber Fazer e de Atividades Pedagógicas relacionadas. A Direção-Geral das Artes pretende envolver as diferentes entidades intervenientes no sector, incluindo as entidades municipais e organizações da sociedade civil, na criação deste Programa Nacional.
 

__

Já pode seguir o Programa Saber Fazer nas redes sociais

Facebook
https://www.facebook.com/ProgramaSaberFazer/

Instagram
https://www.instagram.com/programasaberfazer/

Youtube
https://www.youtube.com/@programasaberfazer

 

 

 

 

 


Data de publicação: 09-12-2022


 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: