Apresentação de Livro DOMO e Exposição

apoio às artes
Arte e Saúde Mental

É apresentado dia 21, às 16h, na galeria da Stolen Books, “Domo”, da autoria de Miguel Palma e Zé dos Castelos, o último livro da coleção A ARTE DO IN_SANO, um projeto composto por 8 publicações nascidas do diálogo entre artistas, alguns deles diagnosticados com doença mental. Enquanto projeto de criação e edição coletivo (8 duplas de artistas, igualmente interpenetráveis), A ARTE DO IN_SANO estabeleceu-se como um exercício de aprendizagem e experimentação contínua e mútua entre artistas residentes ou ex-residentes em instituições de saúde mental e artistas profissionais convidados.

As artistas do coletivo Manicómio (Artur Moreira, recentemente falecido, Cláudia R. Sampaio, Joana Ramalho e Pedro Ventura), da Casa de Saúde do Telhal (Fernando Azevedo e Vítor Teixeira) e da Cercica, em Cascais (Filipe Cerqueira), juntaram-se uma galeria de autores como Jorge Molder, Pedro Cabral Santo, Miguel Palma, João Fonte Santa, Francisco Vidal, Isabel Baraona, Mantraste e Sara & André, para encontros tão improváveis como enriquecedores.

Estas partilhas artísticas e trocas de experiências - geradas e acompanhadas a par em múltiplos espaços, quer nos próprios ateliês dos artistas e dos respetivos serviços de reabilitação, quer no ateliê e oficina da Ideias com Peso/ Stolen Books - foram fixadas em página, materializando-se em livro, com obra original pensada e trabalhada conjuntamente em cada uma das 8 edições de tiragem limitada (150 exemplares numerados e assinados).

Potenciado pelo contato direto com artistas que sofrem de doença mental, pretendeu-se proporcionar uma experiência efetivamente interativa e reciprocamente enriquecedora com a denominada “Arte Bruta”, para além da sua acepção mais estrita, conforme a cunhou Jean Dubuffet, isto é, “fora da norma”.

Mas é também por via desta “marginalidade” que se tende a obscurecer uma parte inteira da arte nascida da alteridade social ou mental – pois estes autores, impermeáveis às apostas e aos círculos da arte, não reivindicam o status de artista como o entendemos e convencionamos – e através da sua inquietante estranheza podemos vislumbrar a génese do impulso criativo primordial.

Ou seja, ao convocar “outros” artistas, A ARTE DO IN_SANO não visou unicamente quebrar, através da arte, com o estigma associado e perpetuar uma merecida legitimidade da obra produzida pelos artistas com doença mental, utentes ou não dos diversos Serviços de Reabilitação e Unidades de Saúde. A presença de artistas profissionais dá-se como verdadeira parceria estética, e não somente enquanto veículos do reconhecimento artístico. É esta dualidade que dimensiona A ARTE DO IN_SANO como um projeto de enorme responsabilidade artística e social.

A ARTE DO IN_SANO é (ainda) um projeto de aprendizagem, experimentação e enriquecimento mútuo, um misto de criação em partilha em que cada artista aparece como intervindo sobre o outro, gesto primordial a partir do qual toda a ação se desenrola e transformador dos limites onde cada um começa e acaba. O contexto de cada encontro tornou-se por isso fundamental, reforçando o carácter de contacto e continuidade do trabalho desenvolvido em parceria: resultado de uma (re)criação (in)acabada, um verdadeiro “work in progress”.

Promovido pela Ideias com Peso, sob direção artística e editorial de Luís Alegre e coordenação de Nuno Aníbal Figueiredo, A ARTE DO IN_SANO tem o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, através do Programa de Apoio em Parceria Arte e Saúde Mental, e da Câmara Municipal de Lisboa. (Para mais informações: www.stolenbooks.pt).

_
FICHA ARTÍSTICA:

Direção Artística: Luís Alegre

Artistas participantes: Artur Moreira, Cláudia R. Sampaio, Fernando Azevedo, Filipe Cerqueira, Francisco Vidal, Isabel Baraona, Joana Ramalho, João Fonte Santa, Jorge Molder, Mantraste, Miguel Palma, Pedro Cabral Santo, Pedro Ventura, Sara & André, Vítor Teixeira, Zé dos Castelos.

_
FICHA TÉCNICA:

Edição: Luís Alegre (Ideias com Peso)

Co-edição e Produção: Nuno Aníbal Figueiredo (Associação Número – Arte e Cultura)

Paginação: Joana Tavares e Ricardo Roseiro

_
LOCAL, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:

Stolen Books

Inauguração/ Apresentação “Domo” (Miguel Palma e Zé dos Castelos):

21 de Dezembro, 16h
 

Exposição:

21 a 29 de Dezembro

Seg. a Sex.: 10h - 19h

Av. Estados Unidos da América 105, garagem

www.stolenbooks.pt

 

A exposição em contexto galerístico é um complemento do trabalho apresentado em página pelas 8 parcerias artísticas reunidas nesta coleção:

  • “O Homem da Capa”, de Artur Moreira e Pedro Cabral Santo;
  • “Amor Incondicional”, de Francisco Vidal e Joana Ramalho;
  • “Correspondências”, de Filipe Cerqueira e Mantraste;
  • “Avestruz”, de Cláudia R. Sampaio e João Fonte Santa;
  • “A Minha História”, de Fernando Azevedo e Isabel Baraona;
  • “Detalhes com Espaço”, de Sara & André e Vítor Teixeira;
  • “Coisas Soltas”, de Jorge Molder e Pedro Ventura;
  • “Domo”, de Miguel Palma e Zé dos Castelos.

 

 

 

 

 


Data de publicação: 15-12-2022


 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: