“Look at me!” e “Caminho pela linha da sombra” encerram ciclo de programação expositiva do CAV > até 19 fevereiro, Coimbra

Artes visuais
“Look at me!” e “Caminho pela linha da sombra” encerram ciclo de programação expositiva do CAV > até 19 fevereiro, Coimbra

Patentes até 19 fevereiro, as exposições "Look at me!", de Sara & André, e "Caminho pela linha da sombra", de Tiago Baptista, encerram o "Ciclo Museu das Obsessões" do CAV - Centro de Artes Visuais, com curadoria de Ana Anacleto. 

“O ciclo de exposições, assente numa ideia de liberdade e de transversalidade, recupera um conceito criado por Harald Szeemann, no início dos anos 70, que pretendia albergar todo o tipo de iniciativas decorrentes das práticas artísticas suas contemporâneas, explorando de forma livre (fora dos constrangimentos institucionais) todas as suas possibilidades de apresentação. 

“Museu das Obsessões” constitui-se então da apresentação de dez exposições subordinadas ao tema do Espectro e dez exposições subordinadas ao tema da Vertigem. Temas comuns à história da imagem, à história da produção fotográfica, ao pensamento imagético e ao próprio acto criativo.

O ciclo encerra com a apresentação de duas exposições individuais de artistas de origem portuguesa, cujo percurso se tem desenvolvido também em contexto internacional, e que – através de uma abordagem particularizada e manifestamente idiossincrática – têm explorado e feito uso da imagem nas suas mais variadas dimensões. 

Na sala principal do CAV apresenta-se a exposição “Look at me!” da dupla Sara & André que se constitui – numa relação directa e assumida com as condições arquitectónicas e lumínicas da sala – da apresentação de uma selecção compreensiva e extensa de séries de trabalhos pré-existentes (a par de alguns inéditos), procurando uma leitura antológica em relação a uma carreira que se tem construído com base na invisibilidade, na recusa, na obstrução à ideia de autoria e no desvelamento das estratégias inerentes à edificação do estatuto da obra e do artista enquanto tais. 

Na sala Project Room (espaço vocacionado para projectos especiais com um carácter mais experimental) é apresentada a exposição “Caminho pela linha da sombra” de Tiago Baptista, concebida a partir de uma cuidada articulação entre um significativo conjunto de obras pictóricas e escultóricas especialmente concebidas para o contexto desta exposição”. 


. Sara & André

Fundada em 2006, ‘Sara & André’ é o nome que alberga toda a produção artística partilhada pela dupla de artistas homónimos. Nascidos respectivamente em 1980 e 1979, em Lisboa, têm vindo a desenvolver um trabalho idiossincrático, profundamente radical, que problematiza questões de autoria e autoridade através do recurso a uma sofisticada teia de relações que vão estabelecendo com outros artistas ou com os agentes culturais seus contemporâneos. Recorrendo a meios distintos de expressão como a pintura, o desenho, o vídeo, o som, a produção de objectos, a performance ou a instalação, e procurando questionar as habituais noções de criatividade e originalidade, promovem sobretudo encontros e transformam as suas exposições em momentos únicos para a reflexão em torno da sua criação maior – o seu circuito artístico ficcionado. A procura de diluição da autoria e a forma como mesclam a sua condição de, simultaneamente, artistas, curadores e representantes institucionais permite-lhes estabelecerem-se quase como uma entidade imaterial, deixando ao espectador um papel activo e amplamente envolvido na definição e criação de enquadramento para a leitura de cada proposta.


. Tiago Baptista

Nascido em Leiria em 1986, Tiago Baptista tem desenvolvido um trabalho em torno da prática da Pintura e dos seus desdobramentos, muitas vezes atravessando os campos disciplinares do desenho, da instalação, da Banda Desenhada e da produção de livros de artista. Fazendo uso de um vasto leque de referentes visuais, provenientes dos mais distintos suportes – das redes sociais à história da Arte, do cinema às publicações democratizadas pela cultura popular – o seu corpo de trabalho resulta de uma investigação íntima e pessoal em torno das relações humanas e das suas conexões com a natureza, a paisagem, a cultura e a memória no contexto de um ambiente pós-industrial decorrente do capitalismo tardio. Através de um léxico visual baseado na livre-associação entre elementos e na criação de atmosferas de diluição espacio-temporal, constrói ambientes disruptivos, promovendo um diálogo singular entre realismo e abstracção.   
Foi vencedor do Prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores, em 2009, e foi um dos artistas seleccionados para o Prémio Novos Artistas Fundação EDP, em 2013.


BILHETEIRA

Entrada gratuita.


MAIS INFORMAÇÕES

www.cav-ef.net

 

 


Data de publicação: 27-01-2023