TAKE MY BREATH AWAY, coprodução Ritual de Domingo e Teatro Viriato, 25 fevereiro, Viseu [estreia]

Teatro
TAKE MY BREATH AWAY, coprodução Ritual de Domingo e Teatro Viriato, 25 fevereiro, Viseu [estreia]

Sinopse:
A Europa está em colapso. Um casal de apresentadores de televisão fala em directo com pessoas de vários países europeus à procura de respostas para perguntas que se perdem no livro de estilo das instituições. E também eles estão à beira do colapso. À espera de algo que os faça acreditar na Europa. O título é provocatório ao tratar de questões como o tratamento de refugiados, a ascensão do autoritarismo, o mundo pós-pandemia, e porque o discurso europeu não encontra identificação com as pessoas.

Take my breath away é o título de uma música dos norte americanos Berlin, por acaso nome de uma cidade símbolo europeia pelo seu passado mas também como sinal de esperança para um novo modelo de comunidade de futuro. Esta música fazia parte da banda sonora de Top Gun, filme difundido globalmente numa lógica de influência cultural americana. Quando pensamos na Europa, pensamos que precisa de algo que nos tire o fôlego, que saia do discurso formatado, pouco apaixonante e do politicamente correto, indo ao encontro dos sonhos e esperanças dos europeus. Mas também estamos cientes que a "respiração" é algo muito delicado se evocarmos a morte de George Floyd.

É outra camada que se pretende explorar, a do respeito pelos direitos humanos dos cidadãos e das minorias étnicas, também muito presente na agenda europeia, e consequentemente, em Portugal também, pelo surgimento de movimentos mais extremados que ameaçam o funcionamento democrático. O título do projeto é provocatório quando se trata de coisas sérias como a emigração, o tratamento de refugiados, a ascensão do autoritarismo, as questões recentes sobre o Covid 19 e os negacionistas, os reforços recentes do orçamento da EU, os direitos LGBT. Ou mesmo quando o discurso da Europa não consegue uma identificação junto das pessoas.

/
Ficha artística:
Conceito: Cristóvão Cunha
Direção Artística. Encenação: Sónia Barbosa
Dramaturgia: Keli Freitas
Desenvolvimento Conceito/ideias para respostas entrevista: António Alvarenga
Intérpretes ao vivo: Célia Fechas, Tiago Sarmento e António Barbosa
Intérpretes em vídeo: António Alvarenga, Giada Prandi e Rogério Nuno Costa
Vídeo: Tomás Pereira
Luz e Direção técnica: Cristóvão Cunha
Design e Comunicação: Nuno Rodrigues
Produção: Ritual de Domingo
Assistência de Encenação e Produção: António Barbosa
Assistência Comunicação: Thayná Mendes
Tradução texto finlandês e realização vídeo Finlândia: Jani Nummela
Estágio Curricular ESAD: Tatiana Carriço 
Estágio Curricular EVEV: Juan Brizida
Consultoria jornalística: Inês Subtil
Consultoria ESEV: Ricardo Cavadas, Paula Rodrigues, Joana Martins, José Pereira e Nicolau Tudela.
Agradecimento Especial: Nuno Varela, Skyler, Cristina Ferrão 
Coprodução: Teatro Viriato
Projeto apoiado pela Direção Geral das Artes, Ministério da Cultura

Apoio: República Portuguesa – Cultura | Direção Geral das Artes, Instituto Politécnico de Viseu / Escola Superior de Educação de Viseu, Município de Viseu, Biblioteca de Marvila - Câmara Municipal de Lisboa, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Portugal 2020, União Europeia – Fundo Social Europeu, Iniciativa Emprego Jovem, Núcleo de Animação Cultural de Oliveirinha (NACO), CLDS4G, Junta de Freguesia de Beijós, Kriativu

/
Local datas e horários:
Teatro Viriato
25 fevereiro, 21h
Este espetáculo tem também sessão para Escolas no dia 24 de Fevereiro às 15h00. 

/
Link para site:
https://www.teatroviriato.com/pt/calendario/take-my-breath-away/