(FLUT)UAÇÕES . Concerto de Lançamento de CD, 23 fevereiro, O'Culto da Ajuda, Lisboa

Música
(FLUT)UAÇÕES . Concerto de Lançamento de CD, 23 fevereiro, O'Culto da Ajuda, Lisboa

A Miso Music Portugal apresenta (FLUT)UAÇÕES . Concerto de Lançamento de CD, no dia 23 fevereiro, das 19h30 às 20h30, no O'Culto da Ajuda, Lisboa.


"Em (flut)uações o interlocutor é convidado a dialogar com as sonoridades contrastantes das flautas, da percussão, do violoncelo e da eletrónica.

A fusão entre duas palavras de proveniências linguísticas diferentes, do inglês, flute, para o português de flutuações, faz revelar a presença de um instrumento (flauta) que reverbera em outros, numa conversa cíclica e espontânea.

Imersos no domínio do experimentalismo, sem esquecer os traços minimais e microtonais que fazem parte da presente coleção, (flut)uações assinala texturas e estilos muito heterogéneos, alternando uma escrita métrica e ritmicamente rigorosa, com uma disposição tendencialmente horizontal. De facto, se parte das peças recorrem a uma organização em rede, pensadas ao compasso, tal como em Suite O Doido e a Morte de Alexandre Delgado ou em Istella de Ivan Moody, por outro lado, a notação livre atende a outras possibilidades sónicas, de onde se destacam temas como Pleistocene Landscapes de Andreia Pinto-Correia ou King George I, as Seen in Schiaparelli´s Telescope, Sailing his Barge upon Martian Canals de Luís Tinoco. Curiosamente, o compositor Carlos Marecos desafia esta dicotomia, escrevendo segundo um modelo misto em Five for Two, onde os an- damentos I, II e V são explicitamente verticais e as secções III e IV compreendem ritmos algo livres e dispersos.

Com Anne Victorino d’Almeida, o canto do violoncelo torna-se esparso no tempo, e vai flutuando entre gestos poéticos, quase cadenciais.
Sobre as vozes que ecoam umas sobre as outras, encontramos em “(flut)uações” uma certa complementaridade tímbrica e gestual, mas que aqui se funde, em uníssono, para expressar uma nova linguagem, em cons- trução. Katharine Rawdon faz questão de assumir isso mesmo, ao introduzir no álbum um tema da sua autoria, Places I Go in my Sleep.

Compositores de vários lugares são então desafiados a assinalar uma partilha de expressões, à boleia de instru- mentistas tão assinaláveis como Katharine Rawdon (flauta), Catherine Strynckx (violoncelo), Francisco Cipriano (percussão) e Elizabeth Davis (percussão). A aventura promete ser contagiante e inspiradora, onde o ouvinte se confronta com o ondular das diferentes vozes em interacção".


Katharine Rawdon, flautas 
Catherine Strynckx, violoncelo 
Francisco Cipriano, percussão


PROGRAMA

Consulte o Programa 


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

23 fevereiro 2023 / 19h30 - 20h30
O'Culto da Ajuda
25 Travessa Zebras, Lisboa


MAIS INFORMAÇÕES

www.misomusic.me