PLAY TOUR pela hidrogeografia do rio Tâmega

foto: Lais Pereira
A PLAY TOUR realizada pela Oficina de Projeto de Space Transcribers e Álvaro Domingues decorreu, no passado dia 19 de março, em Ribeira de Pena e debateu ao longo da hidrogeografia do rio Tâmega, os diferentes modos de coexistência da água, e da sua gestão e relação, na contemporaneidade e contemplou diversos pontos de paragem e de interação e uma caminhada de 2.5 km ao longo da levada de Santo Aleixo.
A PLAY TOUR refletiu sobre a construção da Gigabateria na região do rio Tâmega, evidenciando o contraste entre dois modos distintos de gerir e consumir água. Por um lado, a água enquanto recurso local pertencente a um longo passado, assente em sistemas sociais e técnicos de recursos partilhados, para regadio agrícola e consumo doméstico. Por outro lado, a água enquanto matéria-prima utilizada na produção de energia hidroelétrica, incorporada num sistema tecnologicamente sofisticado, que introduz novos regimes de organização territorial a múltiplas escalas
Esta viagem guiada, performada e lúdica integra o projeto FERTILE FUTURES, a Representação Oficial Portuguesa na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia 2023, comissariada pela Direção Geral das Artes.
_
Acompanhe a viagem nas redes sociais do projeto
Data de publicação: 29-03-2023
