Exposição “Boy at Work”, 15 abril a 23 julho, Maumaus, Lisboa

Artes visuais
Exposição “Boy at Work”, 15 abril a 23 julho, Maumaus, Lisboa

© Cosima von Bonin

“Os alicerces da obra de Cosima von Bonin residem nas coisas que têm uma qualidade transformadora. Como George Brecht, ela entende a arte como um ato poético e uma atividade social. Para Brecht, cada objeto pode ser um evento e cada evento pode ter o carácter de um objeto. Cosima von Bonin encena os seus objetos enquanto guarda muita informação sobre o sentido das coisas. As suas intenções continuam a escapar. Mas, quando desistimos da determinação para a compreensão clara e derivamos esse impulso para uma relação mais descontraída com a obra, podemos converter-nos nos seus companheiros de uma viagem sem destino final...”
(Arnold Mosselman)

“Não é uma espécie de sentido, é uma espécie de fazer sentido, como se aceitássemos isto, aceitando isso que me leva a isto, e depois isso leva-me a imaginar uma espécie de estrutura para isto, e é essa a arte disso”. 
(Mike Kelley)                                                                                                                   

O espaço Lumiar Cité apresenta a primeira exposição individual de Cosima von Bonin em Portugal. Celebrada artista plástica, Cosima von Bonin recorre à instalação e à escultura conceptual, utilizando frequentemente tecido, madeira, música ou filme e recorrendo também aos found objects, entre a manufatura e a cultura popular, para questionar as relações sociais, a identidade e a apropriação.

Para a exposição, a artista desenvolveu um conjunto de novas obras produzidas no âmbito da sua residência no Programa Internacional de Residências da Maumaus, incluindo pinturas com materiais têxteis, como o burel que a artista encontrou em Lisboa, e uma escultura espoletada por um momento social que experienciou na cidade.  

No âmbito da exposição, acontece uma conferência conduzida por Diedrich Diederichsen, um dos mais relevantes teóricos internacionais em termos da reflexão sobre a interligação entre a arte contemporânea, a cultura popular e a política.  

Cosima von Bonin (Mombaça, Quénia, 1962) vive e trabalha em Colónia (Alemanha). Entre as suas inúmeras exposições individuais e coletivas, incluem-se: Arnolfini (Bristol, Reino Unido), Artipelag (Suécia), 59a Bienal de Veneza (Itália), documenta 12 (Kassel, Alemanha), Kunsthaus Bregenz (Áustria), MAMCO Genève (Suíça), Mildred Lane Kemper Art Museum (St. Louis, EUA), MoCA-Museum of Contemporary Art (Los Angeles, EUA), MoMA-The Museum of Modern Art (Nova Iorque, EUA), MuMOK (Viena, Áustria), Museum Ludwig (Colónia, Alemanha), Skulptur Projekte Münster 2017 (Alemanha), e Witte de With (Roterdão, Países Baixos). A sua obra faz parte de importantes coleções internacionais, incluindo: MoCA, MoMA, Museum Ludwig, Museum für Neue Kunst im ZKM, Stedelijk Museum e Tate Britain.

Artista plástica: Cosima von Bonin
Direção artística: Jürgen Bock
 

LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

Local: 
Lumiar Cité
Rua Tomás del Negro, 8A
1750-105 Lisboa
www.maumaus.org

Tel +351 21 755 15 70 
lumiar.cite@maumaus.org 
www.maumaus.org

Data: 15.04. – 23.07.2023| Exposição

15.04 | 17h Inauguração da exposição 
20.07 | 19h Conferência com Diedrich Diederichsen

BILHETEIRA

Acesso grátis para todas as atividades. Todos os públicos.

A exposição integra o Programa Internacional de Residências da Maumaus.

Maumaus / Lumiar Cité é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Junta de Freguesia do Lumiar. 

MAIS INFORMAÇÕES

www.maumaus.org