"Paraísos Artificiais", de João Bragança Gil, até 4 junho, Lisboa

Artes visuais
"Paraísos Artificiais", de João Bragança Gil, até 4 junho, Lisboa

Imagem: "Paraísos Artificiais", 2023

"Paraísos Artificiais" é uma exposição individual do artista João Bragança Gil, desenvolvida em colaboração com a investigadora Beatriz Medori e com a curadoria de Sofia Marçal. A mostra vai estar patente até 4 de junho, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. 


PARAÍSOS ARTIFICIAIS

(Por Beatriz Medori)

"Paraísos Artificiais (2023) resulta de uma instalação tripartida que reúne vários suportes — fotografia, filme, som, objetos e dispositivos tecno-científicos — para desconstruir sistemas e estruturas de representação de imaginários exóticos e tropicais.

Na continuação de uma reflexão sobre paisagem, e trabalhando o tempo enquanto mídia, a prática quase-arqueológica de Bragança Gil tem sido construída entre estes dois eixos heterotópicos, trabalhados em sequências de gestos mínimos. Neste projeto expositivo, o artista propõe uma instalação assumidamente fragmentada, anacrónica e assíncrona, que se revela tipologicamente em três dioramas.

Neste tríptico, habitam dispositivos e suportes de representação, armazenamento, conservação e produção de conhecimento e entretenimento; que se desdobram entre referências biográficas, científicas e cinematográficas; numa sobreposição de repetições dessincronizadas provocando uma releitura constante de uma trama complexa de relações no tempo.

Esta permanente tensão entre várias camadas temporais de imaginários exóticos e tropicais tem como epicentro o Jardim Botânico Tropical de Belém, mediado enquanto arquivo-vivo, que se expande ontologicamnete para além dos seus limites geográficos para interrogar afinidades entre ciência e entretenimento — popularização, especularização, e ficcionalização científica".

(Beatriz Medori, 2023)


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

15 abril a 4 junho 2023
MUHNAC — Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Universidade de Lisboa
R. da Escola Politécnica 56, Lisboa
Horário: terça a domingo: 10h00 às 17h00
Encerra à segunda-feira e feriados
Última admissão: meia-hora antes do encerramento 
— Entrada grátis ao domingo das 10h00 às 13h00


APOIOS

República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Universidade de Lisboa / Museu Nacional de História Natural e da Ciência
CIUHCT : Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia 
Objecta - Produção de Arte 
Casa Santos Lima


MAIS INFORMAÇÕES

joao-gil.com