Portugal marcou presença na XX Reunião do Conselho Intergovernamental Ibermúsicas

música
Cooperação Ibero-Americana

O Brasil acolheu, pela primeira vez, a Reunião do Conselho Intergovernamental Ibermúsicas, cuja vigésima edição decorreu na semana passada (de 25 a 28 de abril), no Rio de Janeiro. Dos temas que integraram a agenda, destacam-se a avaliação dos resultados das convocatórias de 2023, a definição das diretrizes para as próximas convocatórias (2024), a partilha de experiências e a reflexão sobre os objetivos, alcance e perspetivas do Programa. A Reunião contou com a presença do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e de representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Marcaram ainda presença representantes da SEGIB (Secretaria-Geral Ibero-Americana), da FUNARTE, do Ministério da Cultura do Brasil e do Ministério do Poder Popular para a Cultura da Venezuela.

O programa de trabalhos incluiu encontros com importantes representantes dos setores cultural e musical do Brasil, incluindo responsáveis pela organização de festivais, equipamentos culturais e recintos de espetáculos, produtoras e rádios públicas. Destaca-se os encontros com representantes do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto, bem como com representantes da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual.

O Ibermúsicas - Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas foi aprovado na XXI Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo que teve lugar em Assunção, Paraguai, em 2011, com o objetivo de fomentar a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimular a formação de novos públicos na região, e alargar o mercado de trabalho dos profissionais do setor.

Em Portugal, o Ibermúsicas é operacionalizado pela Direção-Geral da Artes. Portugal aderiu a este Fundo de Cooperação Ibero-Americana em dezembro de 2020, tendo-lhe conferido um caráter intercontinental (o Programa era anteriormente composto por 13 países da América Latina - Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Esta adesão veio permitir aos músicos portugueses a apresentação de candidaturas às Linhas de Apoio do Programa que, entre outras áreas de intervenção, promovem a mobilidade dos músicos, bolsas de estudos para residências artísticas, prémios de criação para canções populares e trabalhos académicos.

Os principais objetivos do Ibermúsicas são o apoio à formação de novos públicos para os espetáculos musicais ibero-americanos, com especial ênfase nos jovens e na população mais vulnerável; o fomento da distribuição, circulação e promoção de espetáculos musicais; o incentivo das produções e coproduções de espetáculos na área da música; o apoio à criação musical e a residências criativas, o apoio a edições musicais e discográficas; o apoio à publicação de partituras; o incentivo à formação na área da produção e da gestão das Artes da Música; a difusão e produção das obras dos compositores ibero-americanos e, ainda, a valorização da diversidade e da riqueza cultural presentes nas Músicas Ibero-Americanas, de acordo com a Convenção pela Diversidade Cultural da UNESCO.

 

 


Data de publicação: 04-05-2023


 

 

 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: