DGARTES apoia 64 Associações Culturais não Profissionais da Região de Lisboa e Vale do Tejo
Banda Comércio e Indústria
Já é conhecida a proposta de resultados da linha de financiamento destinada a apoiar a atividade regular de associações e coletividades da Região de Lisboa e Vale do Tejo, de que são exemplo as bandas filarmónicas, os grupos de teatro de amadores e os grupos de etnografia. Serão apoiadas 64 associações culturais: 38 na área da música, 8 na área de teatro, 16 na área de cruzamento disciplinar, 1 na área de dança e 1 na área de artes plásticas.
Com um montante financeiro global disponível de 300 mil euros, esta linha de financiamento pretende dar resposta a necessidades específicas da Região, contribuindo para o acesso e fruição cultural das respetivas populações. Os apoios destinam-se a iniciativas - a decorrer até ao final deste ano - que contribuam para estimular a participação das comunidades locais, fortalecer as relações entre os diversos agentes culturais não profissionais e estimular a criação de redes culturais nos territórios. Destaca-se o contributo desta linha de financiamento para a promoção da diversidade étnica e cultural, da inclusão social, da igualdade de género, da cidadania e da qualidade de vida das comunidades em diversos territórios locais.
Os resultados hoje propostos vêm sublinhar a diversidade territorial, com um total de 39 concelhos abrangidos nas sub-regiões da Área Metropolitana de Lisboa (36 projetos), Lezíria do Tejo (10), Médio Tejo (7) e Oeste (11).
Data de publicação: 05-05-2023