FITEI 46, até 21 maio, Porto, Matosinhos, Gaia, Viana do Castelo

Teatro
FITEI 46, até 21 maio, Porto, Matosinhos, Gaia, Viana do Castelo

Ibéria Sector 5 - Carlota Castro / Visões Úteis

"Movido pelo binómio Trauma e Bravura, o FITEI 46 busca investigar como o teatro é capaz de evocar conceitos como violência, memória e política, tão intrínsecos às comunidades afro-ibero-americanas.

É do contacto com os artistas e suas obras que emergem as urgências dos nossos tempos, reveladas sobre os palcos através da arte e daí surgindo também a nossa visão temática.
Os ataques à democracia em diferentes partes do mundo, em particular, nos países da América do Sul, a crise migratória, nas fronteiras dos países do norte com os do sul do mundo, o recente passado colonial em África ou ainda a guerra que atravessamos em território próximo do nosso, são algumas das questões que impulsionam os nossos artistas convidados a darem visibilidade, forma e significado a estas recorrentes experiências marcadas pela violência. Como podemos então reestabelecer a bravura para confrontarmos todos estes traumas?

A programação do FITEI 46 é marcada por espetáculos internacionais, nacionais e locais, reunindo artistas consolidados no panorama teatral. No total são 14 espetáculos, sendo que 7 deles são coproduções e quatro deles resultam de residências artísticas no festival, sinal de uma organização cada vez mais empenhada no acompanhamento e do amadurecimento de projetos artísticos".


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

10 a 21 maio 2023
Porto, Matosinhos, Gaia, Viana do Castelo


MAIS INFORMAÇÕES

Conheça o Programa

 

 


O FITEI é apoiado pela DGARTES.