"Ecos da Ida e do Retorno", pela Binaural Nodar, 20 maio, Viseu

Artes visuais
"Ecos da Ida e do Retorno", pela Binaural Nodar, 20 maio, Viseu

A Binaural Nodar, em colaboração com o Museu do Linho de Várzea de Calde, apresenta a exposição fotográfica e multimédia “Ecos da Ida e do Retorno”, concebida na sequência de dois ciclos de residências artísticas que decorreram em setembro e outubro de 2022, integrando recolhas etnográficas e quatro obras artísticas que pensam e expressam aspetos relacionados com processos migratórios, históricos ou atuais, existentes na freguesia de Calde e, mais genericamente, na região de Viseu.

A exposição, com Ana Rodríguez (Uruguai), André Araújo (Portugal), Liliana Silva (Portugal), Luís Costa (Portugal), Niccolò Masini (Itália) e Rafael Bresciani (Brasil/Itália), está integrada na programação do Dia Internacional dos Museus de Viseu

"Desde o final do século XIX até à atualidade, milhões de portugueses emigraram, procurando alternativas à pobreza, a uma economia de subsistência e/ou à falta de oportunidades de trabalho. Como tal, a emigração é simultaneamente parte da memória e do presente das regiões rurais portuguesas. Em cada aldeia coexistem múltiplas camadas temáticas que se relacionam com as distintas vagas de emigração, aquelas mais longínquas, para o Brasil, Venezuela, Estados Unidos da América, etc. ou aquelas mais próximas, para países europeus como a França, Alemanha, Suíça ou Luxemburgo. De igual forma, muitas zonas rurais acolhem hoje pessoas originárias de outras paragens dos vários continentes, num processo em sentido contrário ao que encetaram tantos portugueses.

O voo migratório pensado em termos histórico-sociais identificou origens, destinos, contextos, motivações e quantificou os fluxos dos que emigraram e dos que regressaram ou não. Não obstante, existe um leque literalmente infinito de temas que é possível aprofundar quando se contacta diretamente com antigos e atuais emigrantes e com os seus descendentes, como a arquitetura, a economia, a língua, os sentidos de pertença e de inserção cultural dos que emigraram e dos seus descendentes, as perceções sobre a evolução dos lugares de destino e origem, o tipo de vinculação com o mundo rural, as narrações e os registos documentais familiares, a simbologia e semiótica afetiva, a gastronomia e tantos outros".


FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Uma coprodução Binaural Nodar e Museu do Linho de Várzea de Calde (Município de Viseu)
Conceito e curadoria: Luís Costa
Conceção do percurso expositivo: Luís Costa e Liliana Silva
Desenho gráfico: Liliana Silva
Montagem da exposição: Luís Costa e Ana Margarida Ferreira


MAIS INFORMAÇÕES

www.binauralmedia.org