FIMFA Lx23 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, pel'A Tarumba, 18 maio a 4 junho, vários locais

Teatro
FIMFA Lx23 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, pel'A Tarumba, 18 maio a 4 junho, vários locais

"Salut les scopains", pela companhia Scopitone (na abertura do FIMFA 2023)

"Num mundo virado ao contrário, o Grande Palco das Artes da Marioneta regressa com uma edição de contrastes! Marionetas hiper-realistas, ursos polares de tamanho real, objetos, teatros e cidades de papel em miniatura, filmes Super 8 acionados pelas pernas dos espectadores num dispositivo sensual e muito pedalado, dança com dedos em cenografias projetadas num grande ecrã, sombras ou luzes que parecem ter vontade própria... ou seja, chegou o FIMFA, onde as coisas ganham vida!

É um dom peculiar do marionetista viver a sua vida entre objetos inanimados (...), estar alerta aos sinais de vida que podem emanar dos objetos mais comuns, e saber como lidar com eles, abrindo um espaço no qual estes podem falar, ou reanimar o que antes falava com uma voz diferente. (Kenneth Gross)

A 23.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas realiza-se em Lisboa, de 18 de maio a 4 de junho, uma produção da companhia A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.

 No ano em que comemora 30 anos, A Tarumba preparou um condensado vitaminado com artistas e propostas singulares, que combina estéticas e géneros e leva a uma reflexão sobre a atualidade, apresentando o que de mais importante tem sido realizado nesta área, num projeto aberto a todas as gerações.

Uma edição que parte do micro para o macro, iniciando-se com um conjunto especial de espetáculos de pequenas formas. Atores, bailarinos, marionetistas ou músicos, quer estejam no palco ou em dispositivos surpreendentes, sozinhos ou em grupo, com miniaturas ou estruturas gigantes, misturam formas, dinamitam as normas e conseguem construir universos a partir de qualquer tipo de objeto ou material. 

A diversidade da marioneta, arte híbrida e sem fronteiras, vai estar presente com artistas que partilham a sua visão do mundo e procuram desenvolver novas linguagens, a partir das relações entre o corpo, o objeto e a imagem, de materiais em movimento, som e imagens projetadas, num caminho marcado pela descoberta, experimentação e partilha - a marioneta para ver e pensar o mundo com outro olhar".

O FIMFA Lx23 decorre em vários locais: São Luiz Teatro Municipal, LU.CA - Teatro Luís de Camões, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Centro Cultural da Malaposta, Cinemateca Portuguesa, e destaca-se a participação no projeto Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, com a apresentação de um espetáculo no Novo Ciclo Acert - Tondela".


PROGRAMA

tarumba.pt/contents/files/fimfa-lx23-programa


MAIS INFORMAÇÕES

tarumba.pt/2023/pt/fimfa

 

 


A 23.ª edição tem o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes.