Arquitetura Portuguesa em destaque no Center for Architecture de Nova Iorque, em outubro de 2023

arquitetura
Acordo de Cooperação Internacional

Center for Architecture, Nova Iorque

A DGARTES celebrou um Acordo de Cooperação Internacional com o Center for Architecture de Nova Iorque, para a realização da exposição  “Generation Proxima: Emerging Environmental Practices in Portuguese Architecture”, a decorrer em outubro de 2023, sob curadoria do Arq. Pedro Gadanho.

O Acordo de Cooperação inscreve-se numa estratégia de estreitamento de relações entre organismos e instituições de Portugal e dos EUA. Com uma forte ligação à comunidade e aos profissionais da área da Arquitetura, é assim reforçado o compromisso de promover a Exposição Generation Proxima junto dos meios especializados, na envolvência de Manhattan, nos canais digitais do Centro, que contam com mais de 85.000 seguidores.

A exposição incidirá sobre abordagens e práticas arquiteturais inovadoras em termos de sustentabilidade, nos domínios da conceção e das técnicas de construção, em estreita ligação com os princípios subjacentes à comunidade, apelando, desta forma, ao empenho social na perspetiva de uma construção ecologicamente orientada e consciente da escassez de recursos.

Os sete ateliers envolvidos no projeto expositivo são: Artéria, Coletivo Warehouse, Gorvell, Nuno Pimenta, Oficina de Arquitetura Pedrez, OODA e Ponto Atelier.

É de ressalvar, nesta iniciativa e no acordo que a sustenta, a relevância do contexto de acolhimento propiciado pelo Center For Architecture de Nova Iorque e o seu papel na promoção da Arquitetura e de práticas sustentáveis de trabalho, consubstanciados na sua ligação ao setor profissional e à Academia. Salientar, ainda, o lugar das relações com os EUA no âmbito da política externa portuguesa e a sua importância enquanto palco privilegiado para a projeção e afirmação internacional da arte e da cultura portuguesa.

 

 

 

 

 


Data de publicação: 20-07-2023


 

Imagem apresentação: 
Adicionar a homepage: