XXIV Ciclo de Concertos “Música e Outras Artes nos Claustros”, pela Eborae Mvsica, julho, Évora

Música
XXIV Ciclo de Concertos “Música e Outras Artes nos Claustros”, pela Eborae Mvsica, julho, Évora

A Associação Eborae Mvsica realiza no mês de julho, o XXIV Ciclo de Concertos "Música e outras Artes nos Claustros”. Uma atividade marcada pela originalidade dado que o seu objetivo é articular a música com diferentes formas de expressão artística, com qualidade artística e relevância cultural. A Organização está a cargo da Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes.

No final de julho será possível assistir aos dois últimos concertos deste ciclo de concertos: dia 29 de julho, às 21h30,  Mar Morán (soprano), vencedora da 7º edição do Prémio José Augusto Alegria, em 2022, acompanhada ao piano por Aurelio Viribay.  No dia 31 de julho, às 21h30, termina o ciclo com o “Ensemble Alorna” – Tera Shimizu (violino I e direção artística), Miguel Simões (violino II), Jorge Teixeira (viola de arco), Raquel Reis (violoncelo), Cândida Matos (cravo), Manuel Rego (contrabaixo), Helena Raposo (tiorba) e Catarina Costa e Silva (bailarina).

Mar Morán nasceu em Badajoz e foi nesta cidade que concluiu o grau profissional de Flauta Transversal. Mais tarde, adquiriu formação Coral sob a direção de Alonso Gómez Gallego, atuando como solista no Coro do Conservatório de Badajoz e no Coro Amadeus de Puebla de la Calzada.  A sua formação vocal continua no Conservatório Profissional de Música “Victoria de los Ángeles”, em Madrid, onde conclui os seus estudos, e onde obteve o “Prémio de Conclusão de Grau” e o “Prémio Extraordinário de Música” na vertente de Canto. Completou os seus estudos superiores da Escuela Superior de Canto de Madrid, com distinção em Canto, e obteve o “Prémio de Conclusão de Carreira Lola Rodríguez de Aragão, em 2020.

Aurélio Viribay é especializado no acompanhamento de cantores. Atuou em recitais em diferentes países ao lado de cantores como Walter Berry, María Bayo, Ainhoa Arteta, Annalisa Stroppa, entre muitos outros. Foi também professor de Repertório Vocal na Universidade de Música e Artes da Cidade de Viena, e atualmente é professor na Escola Superior de Canto de Madrid.

O “Ensemble Alorna” é um grupo português construído maioritariamente por instrumentistas da Orquestra Gulbenkian. Foi fundado em 2017 pela violinista Tera Shimizu, que além de intérprete assume também o papel de diretora artística. O Ensemble apresenta-se ao público sem maestro: todas as decisões musicais são partilhadas entre os vários intérpretes. Os instrumentistas seguem os princípios da interpretação historicamente informada, sendo habitual a utilização de arcos barrocos ou clássicos pelos naipes das cordas. O Ensemble dedica-se também à interpretação de música contemporânea, encomendando novas obras a compositores portugueses, numa exploração artística que busca harmonizar o contraste entre o repertório antigo e o contemporâneo. O seu repertório abrange obras de compositores desde Avondano, Bach, Biber, Handel e Vivaldi até Berio, Kurtag, Sanchez-Chiong e Fábio Cachão.

Para mais informações, ou para reserva antecipada de bilhetes, deverá contactar-nos através do telefone, 266 746 750, ou através do email eboraemusica@gmail.com .

Este concerto tem a coprodução da Câmara Municipal de Évora, e o apoio de Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa e O Registo.

Local, data:
Convento dos Remédios, Av. de S. Sebastião, 7001-901 Évora.

/
Bilheteira:
Para efetuar reservas, ou para mais informações, deverá entrar em contacto por email: eboraemusica@gmail.com , ou por telefone: 266 746 750.