FESTIVAL PEDRAS'23 – O Canto da Pedra, pelo c.e.m, 3 a 9 julho, Lisboa

Dança
FESTIVAL PEDRAS'23 – O Canto da Pedra, pelo c.e.m, 3 a 9 julho, Lisboa

O Festival Pedras'23 traz-nos, de 3 a 9 de julho, "O Canto da Pedra", com criações artísticas, conversas, concertos e bailes, lanches, caminhadas e poisios programados pelo c.e.m – centro em movimento. 


SINOPSE

O Festival Pedras’23, janela aberta do trabalho com pessoas e lugares com a cidade de Lisboa, traz de 3 a 9 de Julho O Canto da Pedra.

Pela primeira vez nestes 18 anos de escuta, caminhadas e poisios, o desenho das viagens não foi sonhado e percorrido desde a casa-cem, coração de Lisboa, rumo às bordas, numa pulsação de “dentro para fora”. Atrevemo-nos a apontar “longe” e vir escorrendo rumo ao centro, experimentando o mergulho de “fora para dentro”. 

Demorámos na mata de Alvalade e em recantos do bairro, de mansinho, silenciosamente, atentas ao que esta cidade nos quer dizer agora. Partimos de Chelas ao rio atravessando Marvila, Beato, Xabregas… azinhagas, pastores, habitação social, ranchos folclóricos, cabras, gruas e guindastes, acampamentos, sem abrigo, palácios, lixo, cantos a atravessar o ermo, buracos, pontes, grelhas comunitárias, estradas e vias rápidas e caminhos de terra. Estendemo-nos na rua da Prata com a criançada desde o princípio do ano, quando as chuvas abriram o buraco que agora é um grande buraco, e a rua deixou de ter carros… enquanto também vai deixando de ter as casas de comércio que a habitavam há mais de 50 anos… conhecemos casas nascentes na vizinhança entre a Mouraria e a Calçada de Santana… e agora convidamos quem se quiser ajuntar a uma semana ao encontro das Lisboas que Lisboa vai sendo, com criações artísticas, conversas, concertos e bailes, lanches, caminhadas e poisios  tudo permeado pelo revigorante estar-para-nada onde os ouvidos se desapertam por paisagens sonoras não-humanas, cantos e canteiros, atentos ao cantar das pedras.


PROGRAMA

pedras23.wordpress.com/programacao-em-obras


MAIS INFORMAÇÕES

www.c-e-m.org

 

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes