Já é conhecida a Comissão Consultiva do Concurso da Representação Oficial Portuguesa na 60ª Bienal de Arte de Veneza 2024
O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, nomeou a Comissão Consultiva do Concurso da Representação Oficial Portuguesa na 60.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024, que terá como principal missão propor os/as curadores/as ou artistas a convidar a integrar o concurso limitado.
Este grupo será constituído por Philippe Vergne, em representação da Fundação de Serralves; João Pinharanda, em representação do MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia; Bruno Marchand, em representação da Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest; Luísa Santos, em representação da AICA - Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte; e Margarida Mendes, por proposta da Direção-Geral das Artes.
Como anunciado em maio pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, na inauguração do Pavilhão de Portugal em Veneza, o processo de seleção decorrerá através de um “Concurso limitado”, e terá duas fases. Uma primeira fase de seleção, em que compete à Comissão Consultiva identificar os três curadores/as ou artistas a convidar para apresentarem proposta de curadoria, tendo em consideração o tema anunciado pelo curador da 60.ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia. Posteriormente, uma segunda fase, da responsabilidade de uma Comissão de Apreciação cuja constituição está em curso, selecionará a Representação Oficial Portuguesa, em função dos projetos curatoriais apresentados pelos convidados.
As alterações na composição destas Comissões, pretendem garantir um processo de seleção da Representação Oficial Portuguesa com maior base de abrangência e representatividade.
Com uma dotação global de €385.000, o concurso limitado para seleção do Projeto de Representação Oficial Portuguesa na 60.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024 será lançado até ao mês de agosto.
A 60.ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia, um dos mais importantes eventos internacionais no domínio das artes visuais, realizar-se-á de 20 de abril a 24 de novembro, tendo como curador o brasileiro Adriano Pedrosa que escolheu como tema “Foreigners Everywhere/ Estrangeiros em Todos os Lugares”.
___________________
Tema da Bienal
“Estrangeiros em Todos os Lugares” é o tema da Bienal de Arte de Veneza 2024
O título é retirado de uma série de trabalhos iniciados em 2004 pelo coletivo parisiense Claire Fontaine, atualmente sediado na cidade de Palermo, em Itália. Trata-se de um conjunto de esculturas em néon, de diferentes cores, que vão desmultiplicando a expressão “estrangeiros em todos os lugares” em diferentes línguas. Este trabalho faz, por sua vez, alusão ao nome de um coletivo anarquista de Turim dos inícios dos anos 2000, Stranieri Ovunque, alinhado com a luta contra o racismo e a xenofobia em Itália.
Adriano Pedrosa é diretor artístico do Museu de Arte de São Paulo (MASP), no Brasil.
Data de publicação: 18-07-2023